Seminário

Preços da gasolina, diesel e do botijão de gás não precisam ser tão altos

Seminário online vai debater os preços dos combustíveis no Brasil

Na próxima sexta-feira, dia 12 de fevereiro, às 9h, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, presidida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), vai realizar um seminário online para debater os preços dos combustíveis no Brasil.

Em 2017, a gestão de Pedro Parente à frente da Petrobras adotou a política de preços dos combustíveis em paridade com o mercado internacional. Os preços de venda no mercado interno passaram a ser ajustados de acordo com a variação dos valores do dólar e do barril de petróleo. Essa prática se manteve durante o governo Bolsonaro e com o apoio da atual direção da estatal. “Essa medida afeta duramente a dona de casa, que paga quase R$ 100 por um gás de cozinha. Os consumidores são as vítimas e não os clientes da Petrobras e assistem dia a dia aos aumentos nos preços da gasolina, do diesel e do gás. Quem ganha com essa política são os traders multinacionais, os importadores e o capital privado”, disse o Senador Jean.

O parlamentar critica os objetivos da atual diretoria da Empresa. “Os governos, sejam eles militares, de direita ou de esquerda lutaram anos para o Brasil se tornar autossuficiente em petróleo (2006) e não depender do mercado internacional . Agora, somos obrigados a ver a Petrobras perder espaço no mercado interno e vender as refinarias da empresa. É um verdadeiro desmonte da nossa estatal. O Governo Bolsonaro quer enfraquecer e acabar com as nossas estatais. Não podemos nos calar!” , completou.

Prates argumenta ainda que a estatal precisa atender às demandas do Brasil, em vez de priorizar o lucro dos acionistas. “O principal objetivo da Petrobras é o povo e o consumidor brasileiro. Não é internacional, não é privado, não é de pequeno acionista, nem de grande acionista, nem de mercado. É do Brasil”, defendeu

Foram convidados para o debate William Nozaki, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) e coordenador-técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), e Rodrigo Leão, coordenador-técnico do Ineep, além de pesquisador visitante do Núcleo de Estudos Conjunturais da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O evento será transmitido pelas páginas da Frente Parlamentar, do mandato do Senador Jean Paul Prates, PT no Senado e PT na Câmara, no Facebook. Facebook da Frente Petrobras (https://www.facebook.com/frentepetrobras/).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support