Quando a hipocrisia triunfa

Prefeitos de todo o Brasil aplaudiram a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) permanente. Para muitos, o discurso de apoio à educação é pura balela. Encenação para enganar quem se dispõe a tanto. Na prática, querem apenas mais dinheiro cujo destino ninguém sabe qual será.

O Rio Grande do Norte é um exemplo prático disso. Por aqui, dezenas de prefeituras ainda não estão cumprindo a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério. Por ela, já está vigorando desde janeiro o reajuste dos salários dos docentes, de 12.84%, mas alguns chefes de Executivo municipal fazem de conta que não é com eles.

As prefeitas de Areia Branca, Baraúna e Santana do Matos, Iraneide Rebouças (PSD), Lúcia Nascimento (PL) e Maria Alice PSD) são uma prova disso. Não pagam o reajuste, não dizem porque não pagam e nada lhes acontece.

Não demorarão a discursar a favor da educação, colocando-a como prioridade. Falas ao vento para encantar bobos, afinal de contas, novembro é logo ali. Infelizmente, terão êxito. Lamentavelmente, terão sucesso. Porque no Brasil, em política, quase sempre a hipocrisia triunfa.

 

CARLOS ESCÓSSIA

Mossoró perdeu hoje um dos seus grandes nomes. Morreu o professor aposentado Carlos Escóssia, grande figura. Carlos exerceu a docência por 29 anos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM).

VITIMA DA COVID-19

Também hoje, morreu, em Pau dos Ferros, Cristóvão Fernandes, vítima da Covid-19. Era sogro do secretário estadual de Planejamento, Aldemir Freire.

DÁ PARA ACREDITAR?

As praias de Natal tem registrado algumas aglomerações, só reduzidas quando a fiscalização é rigorosa. Mesmo assim, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) afirmou que confia que a população fará sua parte. Ter eleições em novembro próximo talvez explique a postura passiva do prefeito.

AGORA VAI?

Está prevista para amanhã mais uma tentativa de votação da proposta de Reforma da Previdência estadual. O projeto somente deverá ser posto em votação se o governo tiver certeza dos votos para garantir sua aprovação.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...