Quando a hipocrisia triunfa

Prefeitos de todo o Brasil aplaudiram a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) permanente. Para muitos, o discurso de apoio à educação é pura balela. Encenação para enganar quem se dispõe a tanto. Na prática, querem apenas mais dinheiro cujo destino ninguém sabe qual será.

O Rio Grande do Norte é um exemplo prático disso. Por aqui, dezenas de prefeituras ainda não estão cumprindo a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério. Por ela, já está vigorando desde janeiro o reajuste dos salários dos docentes, de 12.84%, mas alguns chefes de Executivo municipal fazem de conta que não é com eles.

As prefeitas de Areia Branca, Baraúna e Santana do Matos, Iraneide Rebouças (PSD), Lúcia Nascimento (PL) e Maria Alice PSD) são uma prova disso. Não pagam o reajuste, não dizem porque não pagam e nada lhes acontece.

Não demorarão a discursar a favor da educação, colocando-a como prioridade. Falas ao vento para encantar bobos, afinal de contas, novembro é logo ali. Infelizmente, terão êxito. Lamentavelmente, terão sucesso. Porque no Brasil, em política, quase sempre a hipocrisia triunfa.

 

CARLOS ESCÓSSIA

Mossoró perdeu hoje um dos seus grandes nomes. Morreu o professor aposentado Carlos Escóssia, grande figura. Carlos exerceu a docência por 29 anos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM).

VITIMA DA COVID-19

Também hoje, morreu, em Pau dos Ferros, Cristóvão Fernandes, vítima da Covid-19. Era sogro do secretário estadual de Planejamento, Aldemir Freire.

DÁ PARA ACREDITAR?

As praias de Natal tem registrado algumas aglomerações, só reduzidas quando a fiscalização é rigorosa. Mesmo assim, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) afirmou que confia que a população fará sua parte. Ter eleições em novembro próximo talvez explique a postura passiva do prefeito.

AGORA VAI?

Está prevista para amanhã mais uma tentativa de votação da proposta de Reforma da Previdência estadual. O projeto somente deverá ser posto em votação se o governo tiver certeza dos votos para garantir sua aprovação.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support