URUBU FAZENDO SUA PARTE

No repente e ao som das violas de Valdir Teles e Moacir Laurentino fica muito bonito saber que, “Urubu procurando refeição na carcaça de um bicho que morreu, só conhece essa cena quem viveu no cenário poético do sertão”. Agindo como verdadeiros “faxineiros alados” da natureza, os urubus, de certa forma, mantêm o ambiente limpo eliminando carcaças e até ossos, chegando ao consumo em torno de 95% de animais mortos na natureza e, até mesmo nas rodovias.

Infelizmente apenas o urubu anda fazendo sua parte para manter as rodovias limpas quando o animal, por exemplo, jumentos, são atropelados e mortos. Na RN que liga as cidades de Mossoró e Tibau, também com acesso ao município de Grossos, algumas carcaças passam semanas e não observamos nenhuma ação humana, principalmente das ditas autoridades competentes, para completar a limpeza depois que o urubu concluiu sua parte na faxina. Além de evitar o cheiro ruim, esse hábito mantém o ambiente saudável, evitando proliferação de doenças. Resta ao homem, reforço, completar o serviço.


DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

É com certa frequência que acompanhamos campanhas com pedidos de doação de leite materno. Em Mossoró-RN existe inclusive uma em andamento e é preciso que todos que podem, participem de alguma forma, doando ou divulgando. A ideia é incentivar para que doadores procurem o Banco de Leite Humano mais próximo, isso significa vida para uma criança. De acordo com levantamento feito e comprovado, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos e, olhe a importância, por dia.

E não tenha pressa, pois essa história de doar de imediato para não estragar o leite, não procede. A partir da primeira retirada o doador terá 10 dias, o importante é o armazenamento em um freezer ou congelador. Para controlar esse período, anote dia e hora em uma etiqueta e coloque na tampa do recipiente. Faça a doação e tenha certeza que estará doando vida, pois muitas crianças serão salvas graças ao seu gesto. Principalmente bebês prematuros. Participe.

MORTE DE CIVIS E JORNALISTAS

Até mesmo crimes de guerra são passíveis de punições e, pelos informes que chegam, a Rússia poderá passar por esse julgamento depois da decisão de invadir a Ucrânia, no Leste Europeu. Tomando como base o noticiário internacional, áreas residenciais, hospitais, maternidades, escolas e até teatros que serviam como abrigo para civis, estão sendo atacados. Somam-se a esses ataques, o assassinato de profissionais que estão trabalhando na área de conflito. É o caso de jornalistas atingidos.

Nem mesmo os locais devidamente identificados como abrigo de crianças e idosos tem sido respeitado pelas forças russas. O ato da guerra por si, já é algo totalmente condenável, e se torna mais grave ainda quando não se escolhe alvo. E tudo em volto a muitas mentiras daqueles que atacam. Primeiro disseram que não haveria invasão, e isso aconteceu. Depois falaram que o ataque seria apenas contra alvos militares, e não é isso que vem acontecendo na prática. Enfim, na guerra, como disse um jornalista analisando a situação, a verdade é a maior vítima.

FEIRA DOS FINAIS DE SEMANA

Um mercado central e uma feira livre em diferentes pontos a cada final de semana é, o mínimo, que se espera ao chegar em uma cidade. Seja um pequeno ou um grande município, a presença dos dois equipamentos favorece a população e fomenta a economia local. Isso posto, fica para trás, aquele município que não valoriza o seu mercado e também na promove sua feirinha do final de semana.

Então, fica o recado, senhores prefeitos e prefeitas que ainda não implementaram em seus planos de governo essas duas ferramentas, repito, de fomento à economia e até no sentido de atração turística, que possam repensar o caso. Permitam ao consumidor local e aos visitantes dispor dos dois espaços que envolvem desde a feira para abastecer a cozinha de casa, até em espaço para a gastronomia. Pensem nisso.

EXPONDO A FRAGILIDADE

O assunto aqui é o futebol profissional do Rio Grande do Norte no cenário nacional. Isso posto eu digo que, menos pelo Globo de Ceará-Mirim e muito mais pelo time do ABC de Natal, a eliminação dos potiguares na Copa do Brasil expõe a fragilidade do seu futebol. O Globo, na chamada “caixinha de surpresas” do futebol, conseguiu um daqueles inesperados resultados ao eliminar o Internacional-RS, mas na sequência sucumbiu diante do Brasiliense do Distrito Federal.

Fracasso mesmo foi com o ABC, esse eliminado pelo Altos do Piauí. Com os vizinhos Ceará e Pernambuco sempre colocando times nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, por exemplo, observamos que o futebol do Rio Grande do Norte vai ficando para trás até mesmo no cenário nordestino. Basta observar as eliminações na Copa do Nordeste logo em sua fase de acesso com ABC e América. Sobrou o Globo por haver conquistado o último certame estadual potiguar. Enfim, o cenário é negativo e precisa ser urgentemente repensado.

SUSPENSÃO DO TELEGRAM

A semana fechou com mais uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) atingindo em cheio, para muitos críticos, a liberdade de expressão. Alegando que o aplicativo Telegram no Brasil não vem cumprindo algumas decisões judiciais, determinou a suspensão do seu funcionamento. A queixa, entre outras, é de que o aplicativo de mensagem não teria cumprido a decisão judicial de derrubada de páginas de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, do site Terça Livre e até perfis do blogueiro Allan dos Santos.

Embora exista a afirmação da Polícia Federal de que o aplicativo Telegram é conhecido em vários países por não cumprir as decisões judiciais, a medida acaba gerando essa discussão sobre a liberdade de expressão. Principalmente a depender dos envolvidos nos motivos levantados para pedir a suspensão. A coincidência que traz, na avaliação dos críticos, é de que tem sempre um ministro do próprio supremo sendo alvo de críticas ou envolve a questão presidencial, principalmente em ano de eleição. É como disse a escritora britânica, Evelyn Beatrice Hall – Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

MENSAGEM

“Quando a liberdade de expressão nos é tirada, logo poderemos ser levados, como ovelhas, mudos e silenciosos, para o abate”.

George Washington

COMEÇA A MONTAGEM

Boa notícia na caminhada da TV Câmara Mossoró rumo a sua transmissão por sinal aberto. Começa essa semana a instalação dos equipamentos na torre da emissora e, na sequência, acontece a conclusão do licenciamento na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na última semana a emissora recebeu da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) um transmissor e antena para operar em sinal aberto, no canal 20, na condição de retransmissora da TV Brasil.

De acordo com informações do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Lawrence Amorim (SD), a TV recebeu um transmissor digital de 300W, antena unidirecional, antena de recepção de satélite, nobreack de 5KVA, receptor de satélite banda C e cabo de conexão de antena com o transmissor. A torre que receberá essa estrutura fica na própria sede dos estúdios da TV, na Rui Barbosa, Centro. Lá, também funciona a Fundação Vereador Aldenor Nogueira, braço social da Câmara Municipal e mantenedora da televisão. Tem como diretor-geral o ex-vereador Jório Nogueira. A emissora está no ar há nove anos, em sinal fechado (TV a cabo/TCM, canal 23.2).

DIVERGÊNCIA NA FLEXIBILIZAÇÃO

Um dos primeiros itens a serem implementados no combate a Covid-19, ao lado da higienização das mãos, as máscaras, vai sendo gradualmente desautorizado o seu uso. Inicialmente falava-se apenas na flexibilização no uso de máscaras em ambientes abertos, já que o vírus não contamina onde existe ventilação natural. Porém a discussão avançou e já se fala na liberação em determinados ambientes, mesmo que sejam fechados.

No segundo ponto da discussão existe divergência entre os médicos do setor, em particular na área da infectologia. Os contrários pedem cautela para não permitir nova infecção em massa que obrigue a restringir tudo outra vez. Discussões técnicas a parte, tenho observado que, até mesmo nas ruas, as pessoas mantiveram o uso da máscara. Acho até melhor assim, ou seja, enquanto a ciência discute como flexibilizar, a própria população também faz a sua opção e, pelo que observei nos primeiros dias da flexibilização, a maioria manteve o uso da máscara.

COPA LIBERTADORES

Um novo desenho foi dado para a Copa Libertadores em sua fase de grupos. Entre os brasileiros, por exemplo, nada de São Paulo, Internacional, Grêmio, Fluminense, Botafogo, Vasco, Santos ou Cruzeiro, entre outras potencias históricas do futebol nacional. A vez agora é do Fortaleza, América Mineiro, Bragantino e Athletico Paranaense. Entre as forças mais tradicionais só estão Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro e Corinthians.

O último grande, chamado “time de camisa pesada”, que tentou chegar foi o Fluminense. Porém lhe faltou competência para aproveitar a boa vantagem que construiu no primeiro jogo e acabou eliminado na segunda partida após derrota no tempo regulamentar e fracasso na cobrança dos tiros livres da marca do pênalti. Enfim, a presença de Fortaleza, Bragantino, Athletico PA e América MG é um recado de que o cenário do futebol brasileiro pode está mudando. Aguardemos o brasileirão 2022.


DICA LEGAL – DIREITO DO CONSUMIDOR

Na última semana acompanhamos uma intensa movimentação em torno dos direitos dos consumidores, afinal, o 15 de março é definido como sendo o Dia Mundial do Consumidor. Porém no Brasil essa comemoração vai mais além tendo como outra data marcante para lembrar esse direito o 11 de setembro. Essa é a data de edição final do Código de Defesa do Consumidor, direito assegurado a partir da Constituição Federal de 1988 em seu Artigo 5º, inciso XXXII que traz o seguinte: O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor.

Na época da promulgação da CF/88 a determinação era de que o Código de Defesa do Consumidor fosse elaborado no prazo de 20 dias, o que obviamente não aconteceu. Na verdade demorou mais de dois anos para que o CDC chegasse com sua publicação que aconteceu em 11 de setembro de 1990. O tal prazo não respeitado de 20 dias, só para registro, fazia parte do artigo 48 do Ato das Disposições Constitucionais e Transitória (ADCT). O importante agora é fazer bom uso dessa importante tutela do direito do consumidor durante todos os dias do ano, aproveitando para reforçar a lembrança em 15 de março e 11 de setembro. Essa é a dica legal da semana.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support