Mossoró

UPA do Belo Horizonte funcionará como hospital de campanha

Ainda não há uma data fechada para início das atividades

A Prefeitura de Mossoró está estruturando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Belo Horizonte, para atender exclusivamente pacientes com síndromes respiratórias graves. Ainda não há uma data fechada para início das atividades.

A ideia do município é que a UPA passe a funcionar como um hospital de campanha. A decisão tomada pela prefeitura é mais uma medida de combater, prevenir e evitar o máximo possível o novo coronavírus na cidade.

Atualmente a UPA do Belo Horizonte dispõe de 15 leitos de retaguarda clínico para atendimento à população, que são leitos de baixa complexidade, onde o paciente fica até 24h. Com a ampliação que será feita em breve, a UPA vai passar a contar com mais 20 leitos de retaguarda e quatro leitos de Unidade de Cuidado Intermediário (UCI), também chamados de Sala Vermelha que contam com respiradores.

No total, após a instalações dos leitos de retaguarda e UCI, a UPA vai contar com 39 leitos (sendo 35 de baixa complexidade e quatro de média e alta complexidade) exclusivamente para as síndromes respiratórias graves.

As quatro UCI vão servir, por exemplo, naqueles casos em que o paciente está em um leito de retaguarda e apresenta uma piora no quadro clínico, necessitando de uma assistência mais completa. Até conseguir uma vaga em uma UTI, o paciente ficará na UCI recebendo a assistência necessária. Essa medida ajuda a desafogar os atendimentos do Hospital Regional Tarcísio Maia e outros hospitais nesse momento de pandemia do novo coronavírus.

As UPAs dos bairros Santo Antônio e Alto de São Manoel também vão receber dois leitos de UCI cada uma, para ajudar em eventuais necessidades gerais. A ampliação dos leitos de retaguarda clínico da UPA do Belo Horizonte e os leitos de UCI nas demais UPAs serão viabilizados por meio de parceria da Prefeitura e doações de empresários.

A partir do momento que os atendimentos exclusivos na UPA do BH começar a funcionar, todos os pacientes mossoroenses que tiverem necessidade de atendimento para síndromes respiratórias graves, incluindo o Covid-19, devem procurar a UPA do Belo Horizonte.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support