Educação

UFRN cria curso técnico em processos fonográficos

O curso terá carga horária de 1.200 horas será dividido em seis semestres

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou na terça-feira (18), a criação do curso técnico em processos fonográficos, vinculado à Escola de Música da UFRN.

Com carga horária de 1.200 horas e dividido em seis semestres, o curso em caráter experimental tem como objetivo geral formar “profissionais em gravação e sonorização para atuarem de forma crítica, criativa e inovadora em ambientes ocupacionais diversos nas áreas artística, cultural e musical”, conforme projeto de plano pedagógico também aprovado pelo Consepe.

De acordo com o plano, a formação atende à necessidade mercadológica e de recursos humanos para os múltiplos contextos onde o trabalho musical é desenvolvido. O ingresso acontecerá por meio de processo seletivo, cujas diretrizes e normas para inscrição serão definidas em edital específico. Poderão participar candidatos matriculados ou egressos do ensino médio, selecionados mediante provas de habilidades específicas nas áreas de áudio, eletrônica básica e acústica, além de conhecimentos básicos de música.

A estrutura curricular será composta por disciplinas como Elementos Básicos da Linguagem Musical; Sonorização; Prática de Estúdio; Edição de Partituras; Introdução à Gravação e Edição de Vídeo. Os alunos ainda irão cursar 240 horas de disciplinas optativas, que têm entre suas opções Análise Musical; Arranjos; Canto Coral; Empreendedorismo e Harmonia.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support