TOMAR UM GROGUE

Lembro dos bons tempos da, digamos,  “segurança etílica”, quando Expedito da Padaria ABC chamava os amigos dizendo: “Vamos lá em compadre Totonho tomar um grogue”. A cachaça, a cerveja e o conhaque de alcatrão São João da Barra eram consumidos sem susto, tudo limpo. Até mesmo aquela que era fornecida, ali mesmo, no bairro Paredões, em Mossoró-RN, por Alfredo da Cachaça, ninguém era hospitalizado, só ressaca forte no dia seguinte que, um bom banho no ainda sem poluição rio Mossoró, resolvia tudo. Ninguém corria risco de ser envenenado por metanol ou produto parecido, já que esse não falava na época.

Fiz essa brincadeira contando fatos reais para lamentar o momento no qual convivemos com a grave situação da adulteração de bebidas alcoólicas. Hoje, não é exagero, se tornou perigoso consumir tais produtos depois da onda de registrados em São Paulo e já chegando em outras regiões, como é o caso de Pernambuco e Bahia. Infelizmente nosso país parece entregue à própria sorte, e o crime, em todos os seus graus, se espalhou e ganhou força. Olhando o cenário não tem um ambiente livre do chamado crime organizado. Para se ter uma ideia dessa onda de adulteração, a cada cinco dias é fechada uma empresa acusada de falsificar algum produto e colocar no mercado como se fosse original.


ESTREIA COM VITÓRIA

Começou bem a caminhada do Baraúnas que tem como ponto final pretendido o carimbo de retorno a divisão principal do futebol do Rio Grande do Norte. Em sua estreia no Campeonato Potiguar da Série B (segunda divisão), o tricolor mossoroense venceu o Visão Celeste, pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado somente na segunda etapa, aos 35 minutos, com o atacante João Varolo. O Leão do Oeste agora terá uma semana de preparação até a segunda rodada, quando medirá forças contra o outro representante de Mossoró no campeonato, a equipe do MEC. A partida, com mando de campo do Baraúnas, será no estádio Fião, na cidade de Serra do Mel.

Como já havia alertado o treinador Eugênio, não tem jogo fácil na competição estadual, inclusive já tendo alertado jogadores, diretoria e torcida para as dificuldades que o Baraúnas irá encontrar para garantir a classificação. Que as dificuldades da estreia sirva de lição, foi o alerta dado pelo técnico, acrescentando que é preciso corrigir aquilo que deu errado no primeiro confronto e seguir focado. Isso mesmo Eugênio, um campeonato do chamado “tiro curto”, cada partida deve ser encarada como uma decisão até garantir vaga na final, situação que também fecha o acesso para a Série A do próximo ano.

MOSSORÓ EXISTE

Véspera de mais um ano eleitoral eis que, a governadora Fátima Bezerra (PT) descobre que Mossoró existe. Muito feliz o texto publicado no blog do Ismael quando lembrou que toda essa atenção repentina da professora gestora tem como pano de fundo uma pesquisa na qual, na corrida para o senado, os números favorecem os concorrentes Styvenson Valentim e Zenaide Maia. Vale até pegar carona em obra federal, como é o caso do remendo que andam fazendo, faz tempo, no Aeroporto Dix-Sept Rosado.

E tem mais. Jogando mais rápido do que um bom time no contra-ataque, a governadora também quer construir um novo estádio de futebol na cidade. Isso mesmo, as pressas já pediu aos seus assessores para providenciar tudo. Até o terreno a turma da Uern se apressou em doar. Os companheiros nunca apoiaram o futebol local ou se preocuparam com a sobrevivência de Potiguar e Baraúnas, digo sem medo de errar pois conheço os personagens do futebol de Mossoró. A patota quer mesmo é garantir simpatia que possa ser transformada em voto. Anotem.

OUTUBRO ROSA

E vamos continuar cuidando da saúde. Depois do Setembro Amarelo chegou o Outubro Rosa 2025 e, com ele, a oportunidade de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Sempre reforçando que o autocuidado e a detecção precoce podem salvar sua vida. De acordo com os especialistas, nós vamos ouvir falar muito sobre o tema no período, o câncer de mama e o câncer do colo do útero são dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil, mas existe prevenção e tratamento para eles. Cuida!

Esse é um movimento internacional que busca conscientizar sobre os dois tipos de câncer já citados que surgiu na década de 1990. Insistindo sempre na informação de que ele promove a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, diversas campanhas são realizadas para informar a população sobre os cuidados necessários. Enfim, realizar exames preventivos que podem detectar o câncer em estágios iniciais, aumentando a eficácia do tratamento e as chances de cura. Esse é o tipo do recado que merece ser espalhado, melhor ainda, repercutido.

TIBAU, FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL

Enfim chegou o período para, em Tibau-RN, região da Costa Branca, aguçar o  apetite, saborear um bom prato de comida, ouvir boa música com atrações, local e nacional, além da diversão garantida ao lado de familiares e amigos. Todo esse movimento fica por conta de mais uma edição do Festival Gastronômico e Cultural 2025, entre os dias 10 a 12 de outubro. As atrações do evento estarão concentradas na arena montada logo na entrada da cidade que, além de valorizar a cultura, tem como objetivo impulsionar a geração de emprego, renda e a economia do município.

Desde a última semana a cidade já registra um grande movimento de visitantes atraídos pelos feriados do 30 de setembro em Mossoró, outro feriado local em honra a padroeira Santa Terezinha e, mais recente, o dia 03 de outubro, feriado estadual. Agora, com foco no festival, além dos 35 pratos, opções variadas de alimentos a serem degustados pelo público, as atrações musicais trazem a alegria do forró e até frevo interpretados por Elba Ramalho e, para os mais românticos, tem Zezo como atração. Terá ainda o concurso gastronômico reunindo sete restaurantes locais com pratos exclusivos à base de frutos do mar com premiação para os três melhores pratos. Além do artesanato local, com suas garrafas coloridas entre outros trabalhos, que terá espaço especial no evento.

JEAN PAUL PRATES – JE PARS

O franco-brasileiro Jean Paul Prates, parece que tem pensamentos próprios sem aceitar ser “cão de guia”, resolveu dizer para o PT: “Vou embora” ou, no idioma de sua mãe, que é francesa, “Je Pars”.  Isso depois de mais de dez anos no Partido dos Trabalhadores, o ex-senador e ex-presidente da Petrobrás, afastado pelo presidente Lula, agora negocia com MDB e PDT. Na nova legenda ele pretende disputar, em 2026, a eleição para o senado. No caso, enfrentando a ex-companheira Fátima Bezerra, uma das postulantes às vagas do Rio Grande do Norte.

Pregadores da democracia, na teoria, a prática dentro do PT parece ser bem diferente, de acordo com as alegações do Jean Paul.  Em entrevista à Carta Capital o ex-petista disse que o motivo foi à falta de participação interna no PT do Rio Grande do Norte. Ele acrescentou que no  RN, algumas áreas do partido preferiram ocupar espaços sem lhe consultar. Pelas palavras do ex-senador tudo acontecia sem diálogo e confronto de ideias, os outros decidiam e ele era apenas comunicado para cumprir. “Pensei que no PT esta seria a regra. Como não foi, vou-me embora para outro lugar que seja assim “, reforçou lamentando a falta de diálogo. Pois é, vai buscar espaço no qual possa compartilhar decisões, e não receber imposições. Assim consigo interpretar os motivos alegados.

MENSAGEM

Identidade

“Às vezes nem eu mesmo sei quem sou. Às vezes sou.” o meu queridinho”, às vezes sou “moleque malcriado”. Para mim tem vezes que eu sou rei, herói voador, caubói lutador, jogador campeão.”

Pedro Bandeira

EXTREMOZ, MISSÃO POSSÍVEL

Unindo forças em uma das mais nobres missões e responsabilidade do poder público, o executivo e legislativo da cidade de Extremoz-RN, localizada na chamada região metropolitana de Natal, resolveu reforçar a sua política educacional lançando o projeto Missão Possível. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Câmara Municipal, e o lançamento oficial aconteceu no mês de setembro, com o fornecimento do material didático além de transporte para o deslocamento dos estudantes, tendo como foco inicial aulões das disciplinas de matemática e português.

Entre os objetivos da proposta, a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, disse que a ideia é incentivar as escolas a alcançarem melhores resultados nos índices educacionais, com ações voltadas para a melhoria da aprendizagem e da qualidade do ensino no município. Os critérios de avaliação incluem o desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), fundamental para elevar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade. Alunos, professores e as unidades escolares serão premiados pelos projetos apresentados. Como disse lá no começo do texto, importante iniciativa.

ÁGUA RUIM NA ESCOLA

Depois de uma nota positiva sobre ações voltadas para a educação, como é o caso do município de Extremoz, infelizmente trago aqui um exemplo de descaso. E a conduta negativa vem justamente de um governo que tem à frente uma pessoa apresentada como professora, a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte. Na cidade de Porto do Mangue-RN, o Colégio Estadual Josélia de Sousa Silva, vive de improviso para tentar manter o seu funcionamento e garantir a conclusão do ano letivo devido a falta de recursos. Uma das situações mais delicadas denunciada via redes sociais (Instagram e WhatsApp), e já confirmada por professores e alunos, fala no abastecimento de água imprópria para o consumo humano.

A água, inclusive fornecida pela Caern, que deveria ser usada apenas para os chamados serviços gerais, tais como, lavagem de roupa, louças e piso da escola, vem sendo consumida por alunos, professores e funcionários já que faltam recursos para o fornecimento de água mineral. Esse quadro acaba gerando insegurança e risco para a saúde daqueles que ingerem o chamado precioso líquido, tecnicamente não adequado ao consumo humano. A falta de água potável expõe a situação real de descaso com a educação no Rio Grande do Norte. Reage “professora” governante, afinal, na eleição para o senado em 2026 o eleitor de Porto do Mangue também irá às urnas.

CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Além dos debates em plenário e votações, os deputados federais terão que enfrentar as ações dos servidores públicos quando iniciarem a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende promover uma reforma administrativa. O primeiro sinal nesse sentido já foi dado após ser protocolada proposta nesse sentido no dia 02 de outubro. Ao tomar conhecimento e saber que essa é uma prioridade do presidente da Casa, deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sindsep), segundo informação do portal Metrópoles, marcou um ato público para o dia 29 de outubro, lá mesmo, em Brasília.

Para mostrar sua pressão o ato vem sendo programado para acontecer próximo ao Congresso Nacional, ou seja, já mandando recado direto aos deputados e senadores. Em declaração ao Metrópoles, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, disse que o texto final aprovado pelo grupo de trabalho e protocolado na Câmara precariza a relação entre servidor e Estado, além de deixar o funcionário público sem garantias de carreira. Ele acrescenta se tratar de um verdadeiro ataque ao funcionalismo público e ao acesso da população a serviços essenciais. Tem briga boa chegando, ou melhor, começando.


DICA LEGAL – ADULTERAÇÃO, CRIME HEDIONDO

É preciso agir rápido e algumas providências já estão sendo tomadas. É o caso do plenário da Câmara dos Deputados que aprovou, na quinta-feira (2), o regime de urgência para proposta que torna crime hediondo a adulteração de alimentos ou bebidas a partir da adição de ingredientes que possam causar risco à vida ou grave ameaça à saúde. Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no plenário, sem passar antes pelas comissões.

A mobilização do parlamento ocorre após o registro de diversos casos em São Paulo e outros estados de intoxicação pela presença de metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos em todo o país chegou a 43. No estado de São Paulo foram registradas seis mortes. O crime hediondo é inafiançável e insuscetível de graça, indulto ou anistia, fiança e liberdade provisória. O projeto não propõe a extensão da pena, mas a lei de crimes hediondos determina penas de até 30 anos, com progressão de regime mais lenta. (Fonte: Agência Brasil).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support