OPINIÃO

Tensão Pré-Menstrual

Manejos de como driblar os sintomas através da alimentação, suplementação e chás.

Olá hoje vamos falar um pouco sobre síndrome pré-menstrual! Quem aí sofre com ela? Conheça alguns manejos que podem ajudar no seu dia a dia.

O ciclo menstrual foi capaz de influenciar o aumento do apetite e o comportamento alimentar. Foi relatado maior consumo de doces em geral, entretanto, grande parte dos pacientes não sabem relatar porque consomem esses alimentos. Os sintomas de maior prevalência são  inchaço, dor nos seios, acne, dores de cabeça, além de irritabilidade, mau humor, tristeza, baixa autoestima e ganho de peso, o que ocorre possivelmente devido ao elevado consumo de carboidratos simples. O consumo insuficiente de vitaminas e minerais podem ser possíveis responsáveis pelos sintomas relatados. Portanto, ressalta-se a importância do acompanhamento nutricional para a melhoria da qualidade de vida das portadoras da síndrome.

A Síndrome Pré-Menstrual é uma patologia multifatorial altamente prevalente em mulheres de todo o mundo, e que pode ser agravada pela alimentação. A maioria das

Mulheres relatam aumento do apetite durante o ciclo menstrual, mas não sabem relatar porque consomem alimentos como chocolate ou doces em geral, contudo, alegam melhora de sintomas emocionais após a ingestão, fato que justifica o ganho de peso relatado.

As oscilações hormonais que ocorrem neste período juntamente com a deficiência de vitaminas e minerais, hipoglicemia, alteração das prostaglandinas, retenção de líquidos, e fatores psicogênicos e psicossomáticos, possivelmente são responsáveis pelos sintomas relatados como inchaço, sensibilidade nos seios, acne e dor de cabeça. Dentre os diversos sintomas relacionados à SPM, todos afetaram de maneira negativa a vida das mulheres

Portanto, sabendo-se do relevante papel dos nutrientes na redução dos sintomas pré-menstruais, ressalta-se a importância do acompanhamento nutricional para as portadoras da SPM, pois, por meio de uma construção compartilhada e respeito aos hábitos e cultura alimentar, será possível auxiliá-las na ingestão de alimentos com melhores fontes de carboidratos, no aumento do consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, e de boas fontes de gordura para minimizar  a manifestação dos sintomas negativos, que tanto prejudicam a qualidade de vida das mesmas.

Como opção de tratamento, propomos a combinação de tratamento não medicamentoso – combinando modificações nutricionais

As recomendações propostas por Arun, Narendra e Shikha (2012), incluem ainda o uso de roupas confortáveis, repouso, alimentação leve e variada, redução da ingestão de sódio e água, visando a reduzir a retenção de hidrossalina.

No que diz respeito ao padrão alimentar, o profissional da área de nutrição é o único habilitado e capacitado para atuar no auxílio às mudanças dietéticas capazes de prevenir ou reduzir os sinais e sintomas decorrentes da SPM.

Antes da menstruação os níveis séricos de cálcio encontram-se baixos, se consumido diariamente pode haver alívio nos sintomas associados a SPM, tais como irritabilidade, ansiedade, edema, dor e perversão alimentar ,possuir nível satisfatório de vitamina D pode ser considerado fator protetor dos sintomas da SPM, entretanto, necessite de mais estudos para comprovação da vitamina D na melhora dos sintomas da síndrome.

Durante o período menstrual, as mulheres apresentam também baixos níveis de magnésio em seus leucócitos e eritrócitos, embora o nível sérico mostre-se normal. Fazer a reposição deste mineral pode auxiliar diminuindo a retenção hídrica. Outro aliado é o consumo de piridoxina (vitamina B6)  por ser um cofator na síntese de neurotransmissores, serotonina por exemplo – seu uso pode aliviar sintomas pré-menstruais relacionados ao humor e, baixos níveis dessa vitamina, estão associados a aumento dos níveis de prolactina o que favorece a formação de edemas e sintomas psicológicos associados a SPM.

O açafrão (Crocus sativus) pode atuar reduzindo a ansiedade, pois aumenta os níveis de serotonina, além de neutralizar a ação de radicais livres por possuir propriedades antioxidantes. Além disso, atua controlando a compulsão por doces e carboidratos, controla a saciedade, reduz estresse e pode diminuir a ansiedade e sintomas de depressão.

O ácido gama-linolênico (GLA) é o principal constituinte do óleo de Prímula (Oenothera biennis L.) e do óleo de Borragem (Borago officinalis L.). A suplementação pode auxiliar na redução de alguns sintomas da SPM decorrentes de alteração no metabolismo de prostaglandinas, como irritabilidade, dores de cabeça, dores nas mamas e inchaços abdominais, edema e ganho de peso.

Na forma de chá, a Vitex agnus-castus L. (Verbenaceae) pode balancear a relação estrógeno-progesterona, sendo benéfica no tratamento da menstruação irregular e dolorosa, infertilidade, SPM e endometriose. É capaz de inibir a liberação do hormônio folículo estimulante (FSH), e estimular a liberação do hormônio luteinizante (LH), gerando aumento indireto de progesterona e normalizando os níveis de prolactina. Os flavonoides presentes podem modular os distúrbios de humor.

Mulheres com alto consumo diário de café, cigarros e frequente consumo de bebidas alcóolicas, estão mais propensas a desenvolver os sintomas de SPM e embotamento afetivo. Esses produtos atuam no sistema nervoso central e são capazes de aumentar a tensão, irritabilidade e labilidade emocional.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support