SUCESSÃO MUNICIPAL

Tenho sido instado a comentar, embora aparentemente distante, sobre eleições municipais de 2020. Então, como a vida é um fato local (Charles Chaplin) vamos mencionar aqui o que corre em termos de notícias, ou boatos, em torno do pleito no município de Mossoró. E, observando a cena, creio que a oposição anda facilitando a vida da prefeita Rosalba Ciarlini, caso seja o seu desejo de disputar a reeleição. Digo isso com base no esfacelamento dos nomes postos, o que representa fracionar os sufrágios com destino a candidatos opositores a atual prefeita que, ninguém discute, continua sendo a maior juntadora de votos na cidade que tem Santa Luzia como padroeira. Essa fragmentação até poderia funcionar, isso no caso de Mossoró ser uma cidade com dois turnos. No primeiro os partidos poderiam lançar candidaturas próprias e, no segundo pintaria aquela composição de forças.

SUCESSÃO MUNICIPAL II

Pelo que tenho escutado em rodas que discutem a política local, tem sido comum ouvir os nomes da deputada Isolda Dantas, do deputado Allyson Bezerra, além de Gutemberg Dias e, provavelmente, Tião Couto. Esse último não coloco como certo pois em conversa com um político experiente e bem relacionado nos bastidores da política potiguar, recebi a informação que o objetivo do grupo de Tião a partir de agora é o nome de Jorge do Rosário para deputado estadual. Mas, com ou sem Tião que deve se posicionar em breve, comprovamos que o rio oposicionista ao invés de ser alimentado por afluentes, ele se divide em vários deles, o que não é um bom negócio. Sim, bom negócio para a prefeita em exercício. Essa, com o desenho do momento, tem ampla vantagem para permanecer inquilina por mais quatro anos no Palácio da Resistência. Como diz um dos famosos bordões: Quem viver, verá.

BB AUTOATENDIMENTO

Tudo aquilo que é criado para facilitar nossa vida, é sempre bem-vindo. Aqui destaco a novidade lançada em Mossoró pelo Banco do Brasil com a instalação de 10 terminais de autoatendimento que “reciclam” as cédulas. Mesmo que estas estejam rasgadas. E o mais bacana, estará disponível de forma imediata para o saque, se assim desejar o cliente. O equipamento representa novo modelo para o autoatendimento, pois permite o depósito de dinheiro em espécie sem a necessidade do envelope. Com isso o dinheiro também retorna mais rapidamente para circular no mercado, ou seja, moeda para fortalecer, por exemplo, o comércio. O gerente local do BB, Rodrigo Freire Gurgel garante que esse processo atenderá satisfatoriamente ao cliente que tem seu depósito online. Então, viva a tecnologia.

O VOTO E A REAÇÃO DO ELEITOR

A posição do senador potiguar Styvenson Valentim (Podemos) que votou contra a proposta de flexibilização do porte e posse de arma de fogo, não agradou. Pelas redes sociais, instrumento bastante utilizado pelo então comandante militar da lei seca, os internautas chegaram a ser agressivos em suas avaliações condenando a postura do agora senador. Um dos seus críticos chegou a lembrar que, no período da campanha ao senado, Styvenson teria assumido posição favorável a flexibilização e isso teria ajudado na soma de votos para o seu sucesso nas urnas. Realmente, olhando por esse ângulo, me parece contraditória a postura do parlamentar. Claro, ninguém é obrigado a manter para sempre uma mesma posição, novos argumentos podem alterar opiniões, porém, pelo que se discute até agora o senador não conseguiu justificar a mudança repentina de posição.

CÂMARA CIDADÃ

Todo artista tem que ir onde povo está. Assim diz o poeta e, olhando bem o projeto, os vereadores de Mossoró seguiram essa filosofia com a aprovação e realização do projeto Câmara Cidadã. Mensalmente os edis mossoroenses deixam o espaço da Casa Legislativa e se instalam com sessões ordinárias reforçadas com vários serviços de utilidade pública, em um bairro da cidade. Isso aproxima o legislador do seu povo, algo que considero extremamente positivo, por isso faço o destaque aqui no Portal do RN e na coluna Repercutir. Afinal, sempre é bom replicar, repercutir atos positivos em favor da sociedade. Sugiro aos coleguinhas da mídia um olhar macro para o serviço prestado pelos vereadores, e não apenas visões pontuais nas questões políticas ou de mera politicagem. Vamos respeitar leitores, ouvintes e telespectadores dando-lhes a oportunidade de conhecer o todo e só assim, de forma independente e bem informado, gerar sua própria opinião, e não ser levado por aquilo que eu considere politicamente correto. Pensem nisso.

MEU PITACO SOBRE SELEÇÃO

Bom, quem entende de futebol é o treinador Tite que comanda a seleção brasileira de futebol masculino mas, mesmo assim, vou deixar aqui o meu pitaco sobre o time que hoje ele tem o comando técnico. Nós temos um grupo de jogadores que vestem a mesma camisa e, pela lógica, precisa toca a bola para o outro jogador que veste igual. Seria esse meu resumo sobre o atual futebol, se é que existe, apresentado pelo escrete canarinho na Copa América, um retrato daquilo que já vinha sendo apresentado nos amistosos. O time não tem uma saída de bola, não faz a transição pelo meio e não constrói nenhuma jogada pelas laterais. Resumindo, taticamente inexistente, por isso o futebol feio e sonolento. Se é o treinador ou a falta de identidade dos jogadores com o futebol do Brasil, já que atuam praticamente todos em outros países, não sei, mas que algo precisa mudar, e rápido, isso todos sabem, porém dependemos de uma atitude da CBF e seus patrocinadores. Pois ainda tem esse detalhe, os patrocinadores. Falam na esquina de Maria Geni ali na fronteira entre os bairros Paredões e Barrocas, são eles os verdadeiros mandatários do futebol brasileiro quando o assunto é seleção.

MENSAGEM

“Aqui mora a fé, a sublime qualidade dos que jamais deixarão de acreditar na força superior do bem”. Eurípedes Barsanulfo.

A VIOLÊNCIA CONTINUA

Lembro que nos primeiros meses do ano andaram festejando a queda no número de homicídios no Rio Grande do Norte, o que também achamos muito bom. Porém, essa é uma luta permanente e sem tempo para tréguas. Queda no número da violência não se festeja, aproveita-se o que vem dando certo, aprimora e amplia o combate. Se for parar e perder tempo lançando números e dando entrevistas comemorativas, a bandidagem não tem esse tempo e aproveita para disseminar cada vez mais seus atos criminosos através de assaltos, latrocínios e homicídios. Dito isso, vamos então observar o que saiu do controle, claro, dentro daquilo que é possível para retomarmos a sensação de segurança. Já será um bom recomeço.

CAIXA E CAERN

A coluna hoje trazendo alguns informes do sistema financeiro, via bancos. Já falamos do novo benefício do Banco do Brasil e agora vamos mostrar o que a Caixa Econômica Federal, aqui no Rio Grande do Norte tem para seus clientes. O recado vai para um público específico, os servidores da Companhia de Águas e Esgotos do RN a nossa Caern. É o seguinte, a CEF reativou o convênio de crédito consignado. Avisa que baixou a taxa de juros e aumentou o prazo de contratação para 96 meses. E mais, com essas condições especiais o limite do servidor da Caern em relação ao crédito consignado aumentou. Diz ainda a nota que você pode procurar o gerente da agência de sua preferência e negociar, pois o crédito é rápido e fácil, sem consulta a SPC/SERASA. Pronto amigos, recado dado.

A FALÁCIA SE RENOVA

Mais uma competição internacional chegou e, novamente a falácia em torno de investimentos no futebol feminino no Brasil se renova. Até a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou, porém o discurso segue o mesmo, ou seja, promessa de investimento nas bases e organização de campeonatos e fortalecimento da seleção. As próprias jogadoras já estão cansadas e hoje, a exemplo dos jovens atletas do futebol masculino, tomam o rumo da Europa e Estados Unidos. Lá fora elas já estão sendo vistas com mais respeito e organização no futebol. Dizem que a esperança é a última que morre, porém morre.

CAMPO DE FUTEBOL EM TIBAU

Na cidade de Tibau o prefeito Naldinho assinou a ordem de serviço que irá garantir mais dois campos de futebol para os amantes do esporte. O ato aparentemente simples, porém de grande importância no sentido de ampliar os espaços de ocupação da nossa juventude e também, eis minha proposta, a turma da categoria máster. Deixo a sugestão ao amigo Iran, o ponta direita Tampinha que, na juventude, tinha velocidade para ocupar a posição. Bom, a nossa intenção aqui é registrar o ato positivo da prefeitura que segue na linha contrária de algumas cidades bem perto que ao invés de ampliar o espaço, estão acabando com nossos campos de futebol da várzea. Não vamos esquecer que Tibau, graças ao campo de terra, já revelou jogadores do potencial do lateral Marcelo e do atacante Aldivan que defenderam profissionalmente o Potiguar de Mossoró.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...