Investigação

STF suspende convocação de governadores à CPI

A decisão, por enquanto provisória, é uma vitória dos governadores, que lutam para não comparecer à CPI da Covid

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu na noite desta segunda-feira (21) a convocação de governadores pela CPI da Covid. A ministra, que atendeu a um pleito de 20 governadores contra as convocações, também pediu que o tema fosse incluído na pauta extraordinária do Plenário Virtual.

Em sua decisão, a ministra concluiu que as competências de uma CPI são as mesmas do Congresso, “caracterizando excesso de poder a ampliação das investigações parlamentares para atingir a esfera de competências dos Estados-membros ou as atribuições exclusivas do Tribunal de Contas da União”.

“Emerge, daí, que os Governadores de Estado prestam contas perante a Assembleia Legislativa local (contas de governo ou de gestão estadual) ou perante o Tribunal de Contas da União (recursos federais), jamais perante o Congresso Nacional”, reiterou a ministra na decisão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 848.

A decisão, no entanto, libera a CPI para convidar os chefes estaduais, caso queiram, para contribuir com as investigações da comissão, de maneira voluntária.

A decisão, por enquanto provisória, é uma vitória dos governadores, que lutam para não comparecer à CPI da Covid desde que a convocação de nove deles foi feita pela comissão de senadores, em 26 de maio. A ministra Rosa Weber já havia autorizado o governador Wilson Lima (PSC), do Amazonas, a não comparecer a seu depoimento, marcado para o dia 10 de junho.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support