Momento Histórico

SOLAR ELIZA PAIVA CAVALCANTI

POR: MARLENE MAURÍCIO MAIA (Acadêmica ocupante da Cadeira N° 10)

26/11/2022

 

É com imenso prazer que recebemos hoje, aqui em Mossoró, visitantes e convidados de Academias Culturais de outros estados que vieram nos prestigiar.

Agradecemos também as instituições locais que nos dão a honra de suas presenças na Celebração de Inauguração do Solar – Eliza Paiva Cavalcanti – Sede da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM.

Este evento é para nós, motivo de enorme satisfação e eterna gratidão à nossa Presidente de Honra – a Ilma. Senhora Socorro Cavalcanti que num gesto de generosidade e desprendimento doou este espaço para compor a Sede Oficial da AFLAM – nosso patrimônio cultural. Um momento histórico que marcará importante página nos anais da história mossoroense.

O espaço que nos abrigará, traz reminiscências e referências da Família Paiva Cavalcanti, hoje, a pedra fundamental que dá origem ao “Solar” – Casa de Vivências Culturais e Artísticas. E, porquê “Solar”!?!

A designação do nome “Solar” nos foi sugerida pela confreira Dulce Cavalcante e refere-se à descendência do Clã Genealógico em apreço.

A casa é antiga e simples na sua aparência, porém, para nós, de enorme grandeza e de valor afetivo, associada ao “Amor – Doação” de nossa honrosa Presidente Socorro Cavalcanti.

Vale ressaltar que a casa foi recentemente restaurada, sendo entretanto, conservadas suas linhas arquitetônicas originais. No referido Solar encontra-se inserido o “Memorial Socorro Cavalcanti”, onde estão reunidas as honrarias conquistadas, troféus, obras escritas, certificados, arquivos históricos e culturais de suas vivências acadêmicas no Brasil e na Europa.

O Solar Eliza Paiva Cavalcanti; dispõe em sua estrutura física de um Corredor Cultural, Varanda, Espaço Acadêmico, Gabinete Literário, Cantinho das Artes, Ateliê e um Lavabo.

A nova Sede abrigará todo Acervo Histórico – material e imaterial, desde sua criação e implantação. No espaço anexo ao Solar será construído um Auditório; tendo em vista no projeto de ampliação, o aproveitamento do espaço para atividades acadêmicas e artísticas.

A composição do Quadro Acadêmico da AFLAM, está representada por integrantes literárias e artísticas que desenvolvem produções com talento e criatividade, conquistando merecidamente os seus espaços.

Portanto, somos nós, a célula que compõe o embrião que germinou, se desenvolveu, cresceu e que hoje constrói uma história de saberes por mulheres acadêmicas, dinâmicas, que se envolvem e participam com suas produções, deixando o importante legado na história de Mossoró – RN.

No ensejo, com muito entusiasmo e alegria louvamos este momento histórico com muita gratidão à nossa ilustre benemérita doadora Socorro Cavalcanti.


Marlene Maurício Maia, formada em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN). Membro da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM). Membro da Academia de Letras e Artes de Tabuleiro do Norte-CE (ALEART). Membro da Galeria de Escritores da Casa da Cultura de Tabuleiro do Norte-CE. Membro da Confraria Café e Poesia em Mossoró-RN.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support