Imunização

Sesap recomenda vacinação de idosos de mais de 75 anos com doses remanescentes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou recomendação para que os municípios utilizem as doses remanescentes da vacina contra a COVID-19 para vacinar pessoas com 75 anos ou mais.

A recomendação é para as cidades que já concluíram a vacinação de todos os idosos institucionalizados e dos trabalhadores da saúde e que tiveram sobras do imunizante. Isso ocorreu em alguns municípios em face do recebimento recente da segunda remessa de vacinas advindas do Ministério da saúde (MS).

“Vale salientar que as doses encaminhadas até o momento pelo MS foram destinadas para idosos institucionalizados e trabalhadores da saúde e, caso os gestores municipais optem pelo avanço na vacinação de pessoas com 75 anos ou mais, não terão doses remanescentes suficientes para vacinação desse grupo em sua totalidade. Nesse sentido, será necessário aguardar novas remessas de vacinas, uma vez que o envio das vacinas não tem se dado de forma regular e em quantitativo correspondente pra contemplar toda a população elencada em cada grupo prioritário”, destaca a Sesap em nota técnica.

Ainda segundo a nota, “optando pela vacinação nesse grupo, a Sesap orienta que as doses sejam destinadas para as pessoas com 75 anos ou mais que estejam acamadas de 01 a 03/02, realizando a estratégia de vacinação conjunta a Estratégia de Saúde da Família, tornando mais efetiva a realização dessa vacinação nos domicílios. Somente após a conclusão deste grupo, e havendo disponibilidade de vacinas, o município poderá progredir para a vacinação de pessoas com 95 anos ou mais nos dias de 04 a 08/02”.

A Sesap orientará a progressão da campanha de vacinação para o público de pessoas com 75 anos ou mais em todo o território do Rio Grande do Norte quando ocorrer o envio de doses específico para este grupo pelo Ministério da Saúde. A secretaria reforça que toda ação fora desse contexto será monitorada e fiscalizada pelos órgãos competentes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...