Serviço Público

Ronaldo e Yasmin se posicionam contra o projeto de desmonte e privatização do SUS

Governo Federal editou decreto para privatizar UBS, recuou diante da pressão, mas já anunciou que pretende reeditá-lo

O presidente Jair Bolsonaro assinou na última terça-feira 27/10, o Decreto 10530/220, que autoriza a equipe econômica a estudar um modelo de privatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Diante da repercussão negativa, Bolsonaro recuou, mas já anunciou que pretende reeditar o mencionado decreto.

Para o professor Ronaldo Garcia, servidor público, candidato a prefeito de Mossoró pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), este projeto se caracteriza como efetivo desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O SUS é um patrimônio do povo brasileiro e precisa ser defendido. Com todos seus problemas, ainda garante atenção básica a saúde para as populações carentes, nos bairros e periferias. O projeto do governo federal é fazer a iniciativa privada invadir as conquistas populares e tornar aquilo que deveria ser um direito em uma mercadoria”, afirmou Garcia.

A medida foi duramente criticada pelo Conselho Nacional de Saúde como um ataque à universalidade do direito à saúde, e como um projeto inconstitucional que visa a privatização de um direito.

Para a estudante Yasmin Dias, candidata a vice prefeita, também pelo PSOL, qualquer medida de privatização dos servições de saúde vai afetar primeiramente a população pobre e das periferias. “Normalmente quem tem mais renda busca os planos de saúde, mas não é o caso do público que vai diariamente as Unidades Básicas de Saúde para conseguir fichas e ser atendido pelas equipes de saúde nos bairros mais pobres da cidade. Precisamos de um plano para reestruturar as UBSs e contratar mais profissionais da saúde, e isto é o contrário de privatizar e restringir o acesso” – afirmou a candidata.

No programa do PSOL para Mossoró estão previstas a reestruturação e reabertura das Unidades Básicas de Saúde que estejam deterioradas ou que foram fechadas por falta de recursos públicos ou de pessoal. É o caso, por exemplo, da UBS do CAIC do Belo Horizonte.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support