Política

Rogério Marinho assume presidência do PL

Líder da oposição no Senado da República, o senador Rogério Marinho assume, oficialmente, a presidência do Partido Liberal no Rio Grande do Norte, na manhã desta segunda-feira (03), com a responsabilidade de preparar a legenda para as eleições municipais de 2024.

A posse do senador Rogério Marinho ocorre às 9h30 de segunda, no Holiday Inn, e será aberta ao público sem a necessidade de convite, mas foram convidados os deputados federais e estaduais do partido, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideres políticos de todo o Estado.

Na ocasião o PL inicia a campanha de filiação de eleitores. Segundo a Justiça Eleitoral, o partido contava até maio com 17.774 eleitores filiados, o que corresponde a 6,746% de todas os 263.484 filiações a 30 partidos no Rio Grande do Norte.

O PL é o quinto colocado em filiações, enquanto os municípios com maior número de filiados são Natal, 1803; Extremoz, 607; Caicó, 555; Mossoró, 529 e São Gonçalo do Amarante, 502.

Além do senador Rogério Marinho, o PL tem uma bancada de  três deputados estaduais – Coronel Azevedo, Neilton
Diógenes e Terezinha Maia – e quatro deputados federais, General Girão, João Maia, Robinson Faria e Sargento Gonçalves, que fazem oposição aos governos do presidente Lula e da governadora Fátima Bezerra (PT).

Pelo fato de seguir a liderança política do ex-presidente do PL, deputado federal João Maia, que está deixando a legenda, cogitou-se a saída da deputada Terezinha Maia. Porém, a parlamentar informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que “a tendência é permanecer no PL”.

Assim mesmo, o PL já anda conversando com parlamentares de outras legendas sobre a possibilidade de filiação, como o deputado estadual Tomba Farias (PSDB), que confirmou conversas com Rogério Marinho, mas ainda não tem nada decidido, porque ainda vai conversar com o presidente estadual do seu partido, o deputado Ezequiel Ferreira, que preside a Asembleia Legislativa.

O deputado Luiz Eduardo (SDD) também foi sondado por Marinho, mas informou que qualquer decisão no sentido de deixar o partido Solidariedade, só será anunciada depois das eleições de 2024, diante do contexto político que resultar da eleições dos prefeitos e vereadores.

Atualmente, o PL conta com 19 prefeitos, nos municípios de Assu, Felipe Guerra, Galinhos, Goianinha, Japí, Lagoa d’Anta, Macaíba, Messias Targino, Monte Alegre, Ouro Branco, Riacho de Fernandes, São Fernando, São Rafael, Senador Eloy de Souza, Serra do Mel, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas,  Venha Ver, Upanema, mas existe a expectativa de saida de alguns deles devido ligações políticas como João Maia, como Gustavo Soares, em Assu e Shirlei Targino, em Messias Targino, além de prefeitos do Seridó.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support