Saúde

RN inicia vacinação contra Mpox para pessoas com HIV e baixa imunidade

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) começou a convocar grupos prioritários para receber a vacina contra a Mpox. Neste primeiro momento, a imunização é destinada a pessoas maiores de 18 anos vivendo com HIV/AIDS que apresentaram contagem de linfócitos T CD4 inferior a 100 células nos últimos seis meses.

Os integrantes desse grupo devem procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) onde já são acompanhados para obter informações sobre a data da aplicação da vacina.

Segundo levantamento da Sesap, 127 pessoas se enquadram nesse perfil em todo o estado. Desse total, 64 estão cadastradas no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal; 26 no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró; 25 em outras unidades da capital; 5 em Parnamirim; 2 em Caicó; e uma pessoa em cada uma das seguintes cidades: São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Macaíba.

A vacinação é preventiva, voltada para pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. O esquema prevê duas doses, com validade de 28 dias após o descongelamento da vacina.

A partir do 16º dia após o descongelamento, caso ainda haja vacinas disponíveis, o público será ampliado para pessoas com HIV/AIDS com CD4 abaixo de 200 células (209 cadastradas nos SAEs), usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus da Mpox.

O que é a Mpox

A Mpox é causada pelo vírus MPXV e se transmite principalmente por contato direto com pessoas infectadas, fluidos corporais, feridas, saliva ou objetos contaminados. O contágio ocorre especialmente em situações de contato próximo e prolongado.

Os sintomas surgem entre 3 e 21 dias após o contato com o vírus e incluem febre, inchaço dos gânglios e lesões na pele, que podem aparecer no rosto, mãos, pés, boca, olhos e genitais.

O diagnóstico é feito por teste laboratorial a partir das lesões. Não existe tratamento específico, e o acompanhamento médico busca aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support