RN inicia vacinação contra Mpox para pessoas com HIV e baixa imunidade
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) começou a convocar grupos prioritários para receber a vacina contra a Mpox. Neste primeiro momento, a imunização é destinada a pessoas maiores de 18 anos vivendo com HIV/AIDS que apresentaram contagem de linfócitos T CD4 inferior a 100 células nos últimos seis meses.
Os integrantes desse grupo devem procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) onde já são acompanhados para obter informações sobre a data da aplicação da vacina.
Segundo levantamento da Sesap, 127 pessoas se enquadram nesse perfil em todo o estado. Desse total, 64 estão cadastradas no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal; 26 no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró; 25 em outras unidades da capital; 5 em Parnamirim; 2 em Caicó; e uma pessoa em cada uma das seguintes cidades: São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Macaíba.
A vacinação é preventiva, voltada para pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. O esquema prevê duas doses, com validade de 28 dias após o descongelamento da vacina.
A partir do 16º dia após o descongelamento, caso ainda haja vacinas disponíveis, o público será ampliado para pessoas com HIV/AIDS com CD4 abaixo de 200 células (209 cadastradas nos SAEs), usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus da Mpox.
O que é a Mpox
A Mpox é causada pelo vírus MPXV e se transmite principalmente por contato direto com pessoas infectadas, fluidos corporais, feridas, saliva ou objetos contaminados. O contágio ocorre especialmente em situações de contato próximo e prolongado.
Os sintomas surgem entre 3 e 21 dias após o contato com o vírus e incluem febre, inchaço dos gânglios e lesões na pele, que podem aparecer no rosto, mãos, pés, boca, olhos e genitais.
O diagnóstico é feito por teste laboratorial a partir das lesões. Não existe tratamento específico, e o acompanhamento médico busca aliviar os sintomas e prevenir complicações.
