Decreto

RN cria programa para ampliar exportações de empresas potiguares

O Governo do Rio Grande do Norte instituiu o programa RN + Exportação, que tem como objetivo ampliar e diversificar a participação das empresas potiguares no comércio exterior. O decreto que cria a iniciativa foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (10).

A coordenação do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que também poderá firmar parcerias com órgãos públicos e entidades privadas.

Entre as metas do RN + Exportação estão a promoção da inserção internacional das empresas locais, a diversificação da pauta exportadora com produtos de maior valor agregado, o fortalecimento dos arranjos produtivos e o estímulo à inovação. O programa também pretende aumentar a presença de micro, pequenas e médias empresas no mercado externo.

A iniciativa contará com sete instrumentos de execução, como capacitações em comércio exterior, estudos de competitividade, missões comerciais, participação em feiras internacionais, promoção comercial e facilitação de acesso a crédito.

A Sedec será responsável por definir metas anuais de desempenho e elaborar relatórios sobre o número de empresas exportadoras e a expansão dos mercados de destino. Esses relatórios serão analisados por um comitê gestor, formado pelas secretarias de Fazenda, Agricultura, Planejamento e Saúde, além da própria Sedec, que acompanhará e ajustará as estratégias do programa.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support