O Governo do Rio Grande do Norte instituiu o programa RN + Exportação, que tem como objetivo ampliar e diversificar a participação das empresas potiguares no comércio exterior. O decreto que cria a iniciativa foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (10).
A coordenação do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que também poderá firmar parcerias com órgãos públicos e entidades privadas.
Entre as metas do RN + Exportação estão a promoção da inserção internacional das empresas locais, a diversificação da pauta exportadora com produtos de maior valor agregado, o fortalecimento dos arranjos produtivos e o estímulo à inovação. O programa também pretende aumentar a presença de micro, pequenas e médias empresas no mercado externo.
A iniciativa contará com sete instrumentos de execução, como capacitações em comércio exterior, estudos de competitividade, missões comerciais, participação em feiras internacionais, promoção comercial e facilitação de acesso a crédito.
A Sedec será responsável por definir metas anuais de desempenho e elaborar relatórios sobre o número de empresas exportadoras e a expansão dos mercados de destino. Esses relatórios serão analisados por um comitê gestor, formado pelas secretarias de Fazenda, Agricultura, Planejamento e Saúde, além da própria Sedec, que acompanhará e ajustará as estratégias do programa.
