Respeito à pessoa versus respeito à verdade

Tem repercutido bastante a participação da médica Nise Yamaguchi na CPI da Pandemia. A repercussão tem sido maior pelo fato de Nise – uma senhora de 62 anos – ter sido chamado chamada à atenção várias vezes pelos senadores por, vejam só, ter sido flagrada faltando com a verdade em vários momentos.

A circunstância mais lembrada pelos brasileiros e que tem ganho as manchetes, refere-se à inquirição feita pelo senador Otto Alencar (PSD/BA). Ao ser perguntada sobre a diferença entre vírus e protozoário, a Nise demonstrou monumental falta de conhecimento sobre o assunto e, com isso, o parlamentar fez o que se costumou chamar de “desconstrução” da médica.

Nise, apesar de se apresentar como infectologista, não soube diferenciar vírus de protozoário e ao demonstrar desconhecimento sobre essas questões básicas, ouviu de Otto Alencar, entre outras coisas, que ela não sabia nada sobre infectologia.

A fala do senador, dura, mas verdadeira, foi vista por alguns como desrespeitosa, embora Nise estivesse mentindo flagrantemente. A reação da maioria dos senadores para com a médica foi de incisão pelo fato de Nise tentar, em suas falas, reiteradamente, apresentar inverdades. Para dizer o mínimo.

Para uma parte dos que opinaram sobre a participação de Nise Yamaguchi na CPI, os senadores foram desrespeitosos pelo fato de a médica ser sexagenária. Como se ter idade elevada fosse escusa para se mentir.

É preciso reafirmar que a mentira, independente de quem a pronuncie, é danosa a todos. Mesmo que seja dita da forma mais doce.

Repreender a quem mente, independentemente da idade do mentiroso, é contribuir para que essa falha possa ser reparada.

SEM STYVENSON

Tem chamado a atenção a ausência do senador potiguar Styvenson Valentim (PODEMOS) na CPI da Pandemia. Enquanto os demais senadores Zenaide Maia (PROS) e Jean Paul (PT) estão sempre participando dos trabalhos da comissão, Styvenson ignora solenemente a CPI.  

MORTES NO TRÂNSITO

Tem aumentado nos últimos dias em Mossoró a ocorrência de acidentes de trânsito com vítima fatal. Chama a atenção que os registros se deem dentro da cidade.

MÉDICA DESMENTIDA

Ontem, a médica Nise Yamaguchi foi repreendida várias vezes pelos senadores da CPI da Pandemia por estar mentindo. Aliás, as mentiras de Yamaguchi foram desmentidas por quase todo mundo. Até mesmo entidades médicas a desautorizaram.

DESMENTINDO SENADOR

Hoje, ocorreu o contrário. De forma elegante, técnica e cientifica, a infectologista Luana Araújo desmentiu o senador Luís Carlos Heinze. Sem necessariamente dizer que ele estava mentindo. É tempo: Heinze é uma vergonha para o Senado da República.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support