De novo

Reitor temporário do IFRN abandona mais uma reunião do Conselho Superior

Conselheiros deram continuidade ao encontro, mas Josué Oliveira diz que não há respaldo legal

O reitor pró tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Josué Moreira de Oliveira, abandonou mais uma reunião do Conselho Superior (CONSUP) do órgão. O fato, que já havia sido registrado em reunião do dia 18 de junho, se repetiu na última sexta-feira, 4/9.

Saíram do encontro, cuja pauta ainda não havia sido concluída, o reitor temporário Josué Moreira e a equipe de sua gestão. Na pauta, a discussão sobre o retorno das aulas e a concessão do auxílio digital para os estudantes, entre outros temas.

Os membros do CONSUP decidiram por dar continuidade à reunião porque no período da manhã não foi possível nem aprovar a pauta do encontro, mediante a confusão armada pela equipe do reitor que só tumultuou a reunião.

O encontro tinha como pauta: leitura e aprovação da última ata; avaliação pelo Conselho das Resoluções emitidas Ad referendum pelo Reitor Pro Tempore; análise e discussão das portarias do MEC, Resolução do CONSUP, Planos de contingência (MEC, CONIF e IFRN) e dos decretos estaduais acerca do retorno das atividades de aulas (Processo 23035.001284.2020-10) – Regime de Urgência; aprovação de Resolução para concessão de auxílio de inclusão digital (Processo número 23035.001374.2020-01) – Regime de Urgência; aprovação do Regimento do Comitê de Ensino (Processo 23134.001608.2020-93) – Regime de Urgência; e expediente e informes.

Os pontos mais importantes dessa reunião eram as discussões do retorno das aulas e a concessão do auxílio digital para os estudantes. Após encerrar a reunião no final da manhã, Josué Moreira ainda “recomendou” a secretária do Conselho que não secretariasse a reunião se ela tivesse continuidade à tarde, pois ele havia encerrado e que se o encontro continuasse seria à “revelia” dele.

Segundo o Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINSAFESE=Natal) a atual gestão do IFRN continua com seus desmandos e autoritarismos.

“Segundo relatos de quem participou do encontro, o pró reitor de Ensino, José Ribeiro, chegou a interromper a fala do procurador jurídico do IFRN, Thiago Murilo, com um sonoro “deixa eu falar”. Tal atitude só prova que o grupo interventor tenta silenciar a todo custo todos aqueles que buscam solucionar as problemáticas apresentadas no Instituto”, denuncia a entidade.

Apesar de todo o desgaste e tumulto feito pela gestão interventora, os conselheiros resistiram e deram continuidade à reunião, que foi finalizada no início da noite da sexta-feira e, pela primeira vez, desde que a atual gestão assumiu, teve sua pauta vencida.

O estudante do Campus Natal-Central, Tiago Macedo, participou da reunião e falou ao SINASEFE-Natal sobre ela e suas impressões em relação à atual gestão com as anteriores. “A reunião na parte da tarde sob a presidência da Marília foi maravilhosa, produtiva, com conselheiros claramente emocionados ao final da reunião. Vemos uma grande diferença entre o interventor Josué e os reitores anteriores, como o Wyllys e Belchior, que foram eleitos pela comunidade”, afirmou.

O diretor do Campus Zona Norte, professor Edmilson Campos, também acompanhou a reunião e se solidarizou com os conselheiros do CONSUP. “Esse final de reunião diz muito sobre o que estamos vivendo atualmente no IFRN. Todo meu apoio aos conselheiros guerreiros que venceram e lutaram hoje até o fim por uma educação inclusiva para todos em nossa Instituição”.

“O SINASEFE Natal reconhece e parabeniza todos os conselheiros do CONSUP pela resistência na luta em defesa de uma educação de qualidade para os nossos estudantes e uma instituição democrática para os seus servidores. Os encaminhamentos da reunião serão divulgados em breve no nosso site e nas nossa redes sociais”, anunciou.

O Portal do RN contatou o reitor pró tempore do IFRN. Josué Moreira afirmou que encerrou a reunião porque já tinha passado muito tempo r não estava tendo produtividade. “Quatros horas de reunião sem objetividade e prioridade com os assuntos de importância para o retorno das aulas”, afirmou.

Disse ainda que era prerrogativa sua encerrar a reunião quando quisesse. “O presidente abre, suspende ou ainda pode encerrar uma reunião do CONSUP. Eu encerrei mas à revelia o Conselho continuou a reunião que não terá nenhuma validade legal”, ressaltou.

Josué Moreira de Oliveira informou que marcou uma nova reunião do conselho para amanhã, para tratar apenas sobre o retorno das aulas. Por fim, afirmou que o colegiado tem ainda pendências estatutárias. “Há 7 atas do CONSUP que ainda faltam ser lidas, aprovadas e assinadas”, finalizou. (Com informações do SINSASEFE-Natal)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support