SAÚDE

Quarta dose da vacina da Covid-19 é destinada a imunossuprimidos e idosos

Iniciou na terça-feira (15) a aplicação da 4ª dose da vacina da Covid-19 para idosos a partir de 60 anos.

A campanha “Mossoró Vacina”, criada pela Prefeitura de Mossoró e desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na terça-feira (15) a aplicação da 4ª dose da vacina da Covid-19 para idosos a partir de 60 anos. Porém, a 4ª dose do imunizante já vinha sendo administrada e continua sendo destinada a adultos e adolescentes imunossuprimidos.

De acordo com Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde, o Ministério da Saúde liberou a administração da 4ª dose da vacina da Covid-19 para atender inicialmente aos imunossuprimidos, que são pacientes que apresentam baixa imunidade. Em Mossoró, a administração da 4ª dose para este público específico foi iniciada assim que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) emitiu nota técnica para os municípios.

Morgana salientou que desde terça-feira (15), em Mossoró, tanto os imunossuprimidos quanto os idosos a partir de 60 anos que tomaram a 3ª dose há quatro meses podem tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19. “Nós seguimos rigorosamente todas as recomendações do Ministério da Saúde na administração das vacinas contra a Covid-19 e iniciamos vacinando com a 4ª dose apenas o público imunossuprimido e  estendemos a vacinação da 4ª dose também para os idosos a partir de 60 anos que tomaram a 3ª dose há quatro meses”, detalhou Morgana.

Coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima reforça quais são os grupos que podem tomar a 4ª dose da vacina da Covid-19. Segundo ele, estão aptos a tomar o imunizante o público imunossuprimido, que são pacientes com baixa imunidade; adultos a partir de 18 anos e adolescentes entre 12 e 17 anos que têm doenças como: Lúpus, Renais crônicos, HIV, Artrite reumatoide, Esclerose sistêmica, entre outras. Também estão incluídos neste grupo pessoas transplantadas e pacientes que fazem quimioterapia.

QUEM PODE TOMAR A 4ª DOSE DA VACINA DA COVID-19:

Adultos imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há quatro meses;
Adolescentes entre 12 e 17 anos imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há quatro meses;
Pessoas transplantadas que tomaram a 3ª dose há quatro meses;
Pacientes que fazem quimioterapia que tomaram a 3ª dose há quatro meses;
Idosos a partir de 60 anos que tomaram a 3ª dose há quatro meses

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support