Mossoró

Projeto de castração avança e inicia exames em animais do Santa Júlia

A Prefeitura, em parceria com o Abrigo Mossoró, avança mais uma fase das castrações animais no conjunto Santa Júlia. Nesta quinta-feira (11), foi iniciada a fase de exames e procedimentos preparatórios nos felinos para realização das cirurgias.

As ações da iniciativa são realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Raimundo Clodovil Cavalcanti. A medida contempla os moradores do Santa Júlia, Redenção, Integração e região.

São cerca de 150 animais contemplados na fase atual do projeto. “Esse projeto ‘Cuidar e Castrar’ foi uma iniciativa do Abrigo Mossoró. Nós estamos conseguindo realizar esse projeto a partir de um recurso que recebemos do TJRN. Nessa parceria com a Prefeitura, estamos utilizando o castromóvel e os cirurgiões para fazer os procedimentos. Com isso, a gente está conseguindo realizar o projeto. Nós já finalizamos a fase de cadastro aqui no conjunto Santa Júlia, nessa região aqui do bairro Redenção, preenchemos 150 vagas e as outras 150 elas serão disponibilizadas para o bairro Bom Jesus. Quando a gente concluir todas as cirurgias aqui, divulgaremos as datas de cadastro no próximo bairro”, informou Gleice Barbosa, presidente do Abrigo Mossoró.

A iniciativa contempla todo acompanhamento, inclusive, com distribuição de medicamentos, visando o sucesso do procedimento, no pós-operatório. “A etapa agora está sendo coleta de sangue para fazer o hemograma e o exame clínico para verificar a situação geral do animal. Quando sair o resultado, a gente avalia e o animal estando apto para o procedimento, a gente agenda o procedimento. As castrações irão iniciar a partir da próxima semana”, informou Ana Liza, coordenadora de Bem-estar Animal do município.

A população beneficiada reconhece a relevância da ação. “É muito importante. Isso foi uma coisa muito boa que estão fazendo, pois ajuda no controle dos animais. É uma coisa muito boa. A minha gata foi vacinada, fez todos os exames, agora vamos só aguardar o dia da cirurgia. Era uma coisa que a gente queria, mas não tinha condições, pois é muito caro, mas, graças a Deus, aqui foi uma bênção”, disse Maria Gilvânia, moradora do bairro.

“A cada dia que passa a gente percebe um aumento na população de gatos e cachorros. E fazendo essa cirurgia dá para melhorar, dá para diminuir a quantidade de animais soltos na rua. Esse serviço é bom, pois vão até fornecer a medicação para o pós-operatório, muito bom”, declarou Rafânia Almeida, moradora do bairro.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support