Artigo

Professor propõe reflexão sobre o recolhimento em tempos de crise

Para Aílton Siqueira, as pessoas precisam analisar duas questões o que a pandemia causa em nós e o que fazemos com ela

“O Coronavírus nos obriga a ficar onde estamos. Faz-nos deixar de acreditar que o mundo nos chama, porque agora o único chamado que nos acalma é o chamado para casa, lugar onde tudo começou. Nesse momento, o que mais desejamos é uma palavra que nos leve para casa, um motivo que nos leve para perto de quem amamos. Mas isso nos coloca diante de um paradoxo: não podemos ficar perto demais de nossos amores. E não podemos ficar longe demais uns dos outros”. Essa é uma das afirmativas mais reflexivas apresentadas pelo professor-doutor Ailton Siqueira de Sousa Fonseca no artigo científico “Hora de dar um tempo para si: o recolhimento em tempos de pandemia”, publicado na Revista Brasileira de Sociologia da Emoção.

Aílton Siqueira, que é professor do Departamento de Ciências Sociais e Políticas (DCSP) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) propõe, entre outras questões, que se pense sobre o que temos feito por causa da pandemia. “O que essa crise nos diz? Em que ela nos obriga a pensar, e a repensar? Quais as implicações dela para nossas relações com os outros e com nós mesmos?, questiona Aílton Siqueira apontando para duas coisas fundamentais: o que a pandemia causa em nós e o que fazemos com ela.

Veja o artigo na íntegra aqui: ArtigoAilton

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support