Prefeito e vereadores eleitos são diplomados em Natal
O prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), a vice Joanna Guerra (Republicanos) e os 29 vereadores que passam a ocupar Câmara Municipal a partir de 2025 foram diplomados nesta quinta-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi eleito pelo povo e que está apto a tomar posse no cargo.
O próximo passo do processo para assumir o cargo é a posse dos eleitos, que ocorre no dia 1º de janeiro de 2025.
Paulinho Freire foi eleito após vencer no segundo turno, com 55,34% dos votos válidos, a adversária Natália Bonavides (PT), que teve 44,66% dos votos.
Essa será a primeira vez que Paulinho Freire assume o cargo máximo do Poder Executivo Municipal. Ele havia sido vice-prefeiro de Micarla de Sousa entre 2009 e 2012.
“Agradeço com o sentimento de honra e responsabilidade a todos que contribuíram para que pudéssemos chegar a esse momento. A todos os apoiadores e parceiros, e em especial aos eleitores que depositaram sua confiança em tudo aquilo que queremos e vamos realizar, e que acreditam em um futuro ainda melhor para nossa cidade”, disse Paulinho Freire durante o discurso de diplomação.
Dos 29 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Natal, 15 são diferentes da última gestão, o que representou uma renovação de 51% das cadeiras.
Robson Carvalho (União Brasil) foi o vereador mais votado, com 9.785 votos. Eriko Jácome (PP), atual presidente da Câmara Municipal, foi o segundo mais votado, com 8.819 votos.
A lista indica que o União Brasil manteve a maior bancada da casa, mas viu o número de parlamentares cair de 8 para 6. Republicanos e PP aparecem com quatro representantes. O PT terá três vereadores.
g1 RN