Corredor Cultural

Prefeito anuncia construção da ‘Cidade da Cultura’ em Mossoró

A Prefeitura Municipal de Mossoró escolheu a data de 15 de março, dia em que são celebrados os 172 anos de emancipação política de Mossoró, para anunciar grandes novidades para o Município. O aniversário foi celebrado com solenidade comemorativa, contando com a presença de autoridades locais, servidores municipais, imprensa e população em frente ao Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo Municipal.

Durante a solenidade, o prefeito municipal Allyson Bezerra, anunciou a construção da “Cidade da Cultura”, novo equipamento artístico-cultural da cidade, que tem como objetivo fazer um resgate histórico da cidade há décadas.

Com um terreno de mais de 9 mil metros quadrados, a “Cidade da Cultura” vai ser construída no Corredor Cultural, no coração da cidade. Contará com área extensa para o artesanato mossoroense; 184 metros quadrados de Espaço Kids com brinquedos acessíveis; Acessibilidade também presente por todo local, inclusive, nos banheiros masculino, feminino e familiares; além de um Coreto para apresentações culturais.

O novo empreendimento contará também com uma réplica de 20 metros de extensão da ponte férrea, no mesmo lugar onde antigamente, passavam as linhas de trem, bem como com a reconstrução de fachadas históricas da cidade como o Cine Caiçara, o Mercado Público Central, a Escola do Sindicato dos Ferroviários; a Estação das Artes; o Armazém Caxias; a Fábrica de Sabão e Redes Santa Rita; o Armazém de Algodão, Sal e Cera de Carnaúba e a Residência Universitária Feminina.

“A ‘Cidade da Cultura’ foi pensada justamente pra resgatar toda a história da cidade de Mossoró. Começamos a fazer esse resgate histórico de prédios importantes que estão cravados na memória de muitas pessoas, e também trazer um espaço para que a cultura mossoroense seja apresentada. Um espaço voltado aos artistas para fazer suas apresentações, seus espetáculos e o espaço também para os artesãos que terão agora um local destinado especificamente para a atuação da sua atividade”, destacou Almir Mariano, secretário de Programas e Projetos Estratégicos.

Também na solenidade, o gestor municipal assinou o Projeto de Lei nº 98, de 15 de março 2024, que denomina o Anel Viário, obra que vai ligar às BRs 304 a 110, como “Complexo Viário 15 de Março”, fazendo homenagem à data histórica de emancipação política do Município em 15 de março de 1852. O PL será encaminhado à Câmara Municipal de Mossoró.

“Tem uns aspectos históricos aqui muito interessantes. A guerra de Paraguai começou em 1875 com a famosa Revolta das Mulheres. Em 1883, Mossoró se antecipa a Lei Áurea e liberta seus escravos. E hoje é a data mais importante da cidade. Já em 1927, registramos a tentativa de Lampião de atacar nossa cidade. É considerada a maior derrota de Lampião de toda a vida. Depois dessa tentativa aqui do Mossoró, o bando dele praticamente foi arrasado e ele teve que se mudar para a Bahia. E nesse mesmo ano, em 1927, tem a concessão do voto à Celina Guimarães, que se tornou a primeira mulher em toda a América Latina a ter direito ao voto”, pontou o pesquisador Geraldo Maia.

O evento contou com apresentações da Banda de Música Arthur Paraguai; Coral de Vozes Brincantes da Escola Municipal José Benjamim; Grupo de Dança do Centro de Convivência do Idoso do Alto de São Manoel; Banda Puxa Papai.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support