PALANQUE DA DIVERSIDADE

No Mossoró Cidade Junina, já a partir do evento “Pingo da Mei Dia”, praticamente foi abolido o grito de “Anarriê”, só rolou mesmo o “Alavantú”, com muitos apertos de mãos e abraços. O MCJ se transformou em um grande palanque da diversidade política. Em ano de eleição o espaço vem sendo ocupado por candidatos de diferentes partidos e cargos em disputa.

Estão desfilando no ambiente candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, deputados estaduais, federais e concorrentes ao cargo de senador. Na verdade, até o fechamento da coluna, só não recebi informação sobre a presença de algum presidenciável. Mais não duvidem, ainda tem muita festa pela frente. Então, “Alavantú”, ou seja, todos vão pra frente, no caso em epígrafe, para cima do eleitor. Sendo assim, nada de “Anarriê”, que seria voltar.


RETA FINAL

Aos poucos a Seleção Brasileira de Futebol Masculino parece reconquistar a confiança do seu torcedor. A decisão de mesclar experientes jogadores com jovens talentos, vem dando sinais positivos de que pode melhorar e chegar bem na Copa do Mundo entre os meses de novembro e dezembro no Catar. O único problema que vejo na reta final de preparação é a falta de amistosos contra adversários mais qualificados.

Jogar e golear a Coreia do Sul e encontrar dificuldades contra o Japão, os dois últimos amistosos, não testa muito a qualidade da equipe comandada por Tite. O bom teria sido jogos contra seleções europeias que, infelizmente, não foram realizados e não vão acontecer. Antes da estreia no mundial no dia 24 de novembro contra a Sérvia serão disputados mais dois jogos no mês de setembro. Adversários não conhecidos, podendo ser um contra a Argentina e o outro uma seleção africana.

A RUA É A PAUTA

O jornalista e o radialista deve ser um profissional sempre atento aos fatos. A dica é, não esperar apenas aquela pauta elaborada na redação do jornal ou da rádio, hoje podemos acrescentar o ambiente dos blogs. A sair de casa observe tudo a sua volta, a rua é uma ótima pauta. No volante do carro, atento ao trânsito, sempre nos deparamos com uma cena que merece ser transformada em notícia, por diferentes motivos.

Cito aqui como exemplo a imprudência no próprio trânsito, sempre um assunto recorrente. É aquele motorista que estaciona na faixa de pedestre ou, mais irresponsável ainda, atravessa a via apesar do sinal vermelho. Tem a frequente ultrapassagem pela direita e, o mais movimentado, a briga de trânsito que as vezes acaba em vias de fato, a popular porrada, gerando outro fato, agora policial que pode terminar em processo judicial. Semana passada teve até agressão a uma idosa, física e verbal, pelo fato da mulher ser obesa e a outra da linha “fitness”, também conhecida como “marombeira de academia”. Enfim, a rua é a pauta.

FALTANDO COM A VERDADE

Antes mesmo de funcionar como sede do legislativo mossoroense, eu já conhecia o prédio do antigo Esperança Palace Hotel, hoje abrigando a Câmara Municipal. Edificação dos anos 60 no governo Aluízio Alves com o entendimento de que, uma cidade para se desenvolver precisa de um bom hotel e uma boa escola, quando também foi construído o conhecido Colégio Estadual. Isso posto, pela a ação do tempo, é normal surgirem problemas em sua estrutura.

Um dos mais frequentes tem sido a estrutura do elevador, embora vários serviços já tenham sido realizados, sempre apresenta problemas. Na interrupção mais recente a direção da Casa foi acusada de agir de forma deliberada para impedir o acesso de algumas pessoas, o que não é verdade. A interdição se fez necessária devido defeito apresentado que impedia a sua partida a partir do primeiro andar. Como pessoas já ficaram presas no elevador, esse é interditado sempre que apresenta algum problema. Qualquer versão diferente é pura questão de ordem política devido ao ano eleitoral e faltando com a verdade, o que é profundamente lamentável.

SÃO JOÃO NA PRAIA EM TIBAU-RN

Depois do Mossoró Cidade Junina, a festa continua na região da Costa Branca. Para a turma que gosta do forró, deixo aqui o aviso que em Tibau vai ter São João na Praia. Nada como aproveitar o dia com um bom banho de mar e no período da noite encontrar boas atrações nos festejos mais populares do Nordeste que seguirão pelo mês de julho.

Isso mesmo, durante os dias 7, 8, 9 e 10 de julho a secretaria de cultura da prefeitura de Tibau-RN confirma a realização de sua festa de São João, intitulada, “Tibau vai ter São João na Praia”. Já fiquei sabendo que uma das atrações será a banda Mastruz com Leite, que sempre arrasta um bom público nesse tipo de evento. Então, anote em sua agenda mais essa opção no litoral para o próximo mês.

SEGURANÇA, NEM TANTO

Nem tudo pode ser perfeito e, infelizmente, alguns deslizes são cometidos ou, em alguns casos, quase impossível de ser evitado. Assim vejo alguns episódios de violência que estão surgindo após a realização do “Pingo da Mei Dia”. Como por exemplo o espancamento de uma mulher por vários homens, falam em torno de 8 segundo depoimentos atribuídos a vítima.

Ela teria dito que só não morreu graças à intervenção de um popular que viu a cena e resolveu intervir. E eu pergunto: Por onde andava a tal e eficiente força de segurança que foi anunciada e festejada? Mas, para sermos justos, era muita gente na rua para controlar. Fiquei sabendo que até um policial, que seria 3º sargento, chegou a ser espancado por um grupo de policiais vindos de Natal. Os dois casos em fase de averiguações. No caso da mulher, como ela estava com sua companheira, ela acredita que foi vítima de homofobia.

MENSAGEM

“Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as disputas de particulares”. 

Montesquieu

FUTEBOL É COISA DE MULHER!

Recebo nota da assessoria de comunicação do Potiguar na qual, em parceria com a Voltalia, empresa internacional e patrocinadora máster do clube, que estão abertas as inscrições para o projeto denominado “Futebol é Coisas de Mulher”.  Esse processo de inscrição teve início na sexta-feira, 10, e segue por toda semana e serão gratuitas.

O projeto social terá como foco principal o incentivo da prática esportiva de futebol feminino (futsal e society). A expectativa do projeto é de contar com a participação de mulheres de diversos bairros de Mossoró. O projeto atenderá as futuras atletas dos 8 aos 30 anos. As inscrições acontecem exclusivamente na Arena MM8, que fica localizada na Rua Hernandes Alves Pereira, 408, no Bairro Alameda dos Cajueiros.

PEC PROÍBE APOSENTADORIA COMO PUNIÇÃO

Os deputados federais resolveram botar de vez a mão em um tema delicado. Em tramitação desde 2012 finalmente a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a possibilidade de aposentadoria como forma de punição a juízes que cometeram irregularidades.

Esse é um tema polêmico e muito criticado pela sociedade. O relator da PEC, o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), argumentou que punir maus juízes com a aposentadoria seria dar “férias permanentes com vencimentos de R$ 38 mil”. O autor da proposta deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) disse que nos últimos 15 anos um total de 73 juízes foram punidos com aposentadoria compulsória pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

TUDO É CONSEQUÊNCIA

Os fatos não acontecem por acaso, tudo é consequência. As últimas notícias sobre a retomada no aumento dos casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte e no Brasil, não é obra do acaso. Na medida em que festas, por exemplo, são liberadas sem o controle de público, as consequências estão surgindo com novos casos.

Os leitos para esse tipo de atendimento que, em alguns casos, havia zerado a sua ocupação, aos poucos os números vão subindo e gerando grande preocupação. O problema maior é que, além da Covid, existe uma soma de vírus provocando gripes, entre outras doenças. Aos poucos a obrigação no uso de máscaras vai sendo retomada. Infelizmente.


DICA LEGAL – DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL

Diante de mais um fato concreto de agressão contra a mulher, aqui uma referência ao episódio de espancamento ocorrido durante a festa “Pingo da Mei Dia” em Mossoró-RN (veja nota nesta coluna) vamos reforçar a luta contra mais um ato de homofobia. Sim, a vítima estava ao lado de sua companheira e, por esse motivo, ela acredita que tenha ocorrida a violência.

Mais uma vez vamos lembrar que homofobia é uma violação do Direito Humano fundamental de liberdade de expressão da singularidade humana, revelando-se um comportamento discriminatório. A Constituição Federal de 1988 determina no Art. 3º, inciso IV que “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. A carta magna reforça em seu Art. 5º, inciso XLI, que “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”. Que o caso seja apurado e os envolvidos punidos.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support