Os discursos… ah, os discursos…

A retórica é uma das mais importantes ferramentas que uma pessoa pública deve fazer uso. Lançar mão da palavra, no entanto, exige alguns cuidados. Pelo menos para quem tem compromisso com a verdade, a ética e a coerência.

Não se pode abrir mão de uma crítica contundente feita apenas porque se mudou de lado. Não é razoável querer que esqueçam o que dissemos sobre as más qualidades de alguém apenas porque agora se está no mesmo barco.

É o que acontece, por exemplo, com o empresário Jorge do Rosário (PL). Há tempos que Jorge fazia críticas à administração Rosalba Ciarlini (PP). Aliás, foi com o discurso de que as gestões de Rosalba são ultrapassadas que o empresário endossou a candidatura do também empresário, amigo e parceiro político Tião Couto (PL) a prefeito justamente contra Rosalba nas eleições municipais passadas.

Em suas entrevistas, Jorge citava sempre a falta de obras, de transparência e de projetos nas administrações de Rosalba. É pouco provável que Rosalba mude sua forma de administrar apenas porque Jorge está ao seu lado. Aliás, o histórico político dela mostra que deixar os vices de escanteio é sua marca registrada. Às vezes, não servem sequer para repetir a chapa. Como está acontecendo agora com a atual vice-prefeita, Nayara Gadelha, que tomou um “canto de carroceria” daqueles.

Pelo que está posto, parece que o discurso de Jorge sobre gestões modernas, bom uso do dinheiro público, construção de políticas públicas, cuidados com as pessoas, é apenas discurso. Para o bem ou para o mal, tudo o que ele disse sobre isso publicamente está nas nuvens da Internet, onde nem o vento nem o tempo apagam.

DECISÃO ACERTADA

Corretíssima a decisão da governadora Fátima Bezerra (PT) de garantir o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino somente a partir de 2021. Para quem conhece a realidade das escolas públicas e a situação dos alunos, é fato que o retorno às atividades escolares presenciais no atual cenário é a crônica da tragédia anunciada.

BLOGUEIRO VENDIDO?

E aquele blogueiro de Natal aprontou mais uma. Tanto a prefeitura de Natal quanto o Governo do Estado decidiram pelo retorno das aulas presenciais somente para 2021. O blogueiro considerou que a decisão de Fátima foi um fracasso, mas aplaudiu a mesma medida adotada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Ridículo é pouco para classificar tal postura.

ABSURDOS DOS ABSURDOS

E o presidente Blsonaro segue fazendo uso político da polícia, do Ministério Público e até de alguns órgãos da Justiça. E o pior: ao arrepio da lei, sem que nada lhe aconteça. A maioria dos que deveria fazer algo fica inerte. Quando alguém tentar fazer valer a lei será tarde demais.

DIVISÃO DA OPOSIÇÃO

A partir de sábado, começam as convenções dos partidos com candidatos de oposição que ameaçam a reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini: Solidariedade (12/9), PT (13/9) e DEM (14/9). A expectativa, até lá, é saber se Allyson Bezerra, Isolda Dantas e Cláudia Regina conseguirão costurar uma aliança que os coloque no mesmo palanque.

 

CAPITANIA HEREDITÁRIA

Os Rosado tem uma obsessão por poder das maiores. O grupo da ex-deputada Sandra Rosado (PSDB) por exemplo, trata as vagas de deputado e vereador quase como propriedade sua. Se apavora quando veem a possibilidade de ficar sem qualquer cargo. Foi assim, por exemplo, com a cadeira na Câmara Federal, que foi conquistada pelo pai de Sandra e depois, pelo marido e finalmente por ela. O mesmo aconteceu na Assembleia Legislativa e agora se repete com a Câmara Municipal, que já teve Layrinho ocupando a vaga que hoje está com Sandra, que articula a candidatura de Larissa Rosado. E o povo legitimando a sucessão hereditária.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...