Os discursos… ah, os discursos…

A retórica é uma das mais importantes ferramentas que uma pessoa pública deve fazer uso. Lançar mão da palavra, no entanto, exige alguns cuidados. Pelo menos para quem tem compromisso com a verdade, a ética e a coerência.

Não se pode abrir mão de uma crítica contundente feita apenas porque se mudou de lado. Não é razoável querer que esqueçam o que dissemos sobre as más qualidades de alguém apenas porque agora se está no mesmo barco.

É o que acontece, por exemplo, com o empresário Jorge do Rosário (PL). Há tempos que Jorge fazia críticas à administração Rosalba Ciarlini (PP). Aliás, foi com o discurso de que as gestões de Rosalba são ultrapassadas que o empresário endossou a candidatura do também empresário, amigo e parceiro político Tião Couto (PL) a prefeito justamente contra Rosalba nas eleições municipais passadas.

Em suas entrevistas, Jorge citava sempre a falta de obras, de transparência e de projetos nas administrações de Rosalba. É pouco provável que Rosalba mude sua forma de administrar apenas porque Jorge está ao seu lado. Aliás, o histórico político dela mostra que deixar os vices de escanteio é sua marca registrada. Às vezes, não servem sequer para repetir a chapa. Como está acontecendo agora com a atual vice-prefeita, Nayara Gadelha, que tomou um “canto de carroceria” daqueles.

Pelo que está posto, parece que o discurso de Jorge sobre gestões modernas, bom uso do dinheiro público, construção de políticas públicas, cuidados com as pessoas, é apenas discurso. Para o bem ou para o mal, tudo o que ele disse sobre isso publicamente está nas nuvens da Internet, onde nem o vento nem o tempo apagam.

DECISÃO ACERTADA

Corretíssima a decisão da governadora Fátima Bezerra (PT) de garantir o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino somente a partir de 2021. Para quem conhece a realidade das escolas públicas e a situação dos alunos, é fato que o retorno às atividades escolares presenciais no atual cenário é a crônica da tragédia anunciada.

BLOGUEIRO VENDIDO?

E aquele blogueiro de Natal aprontou mais uma. Tanto a prefeitura de Natal quanto o Governo do Estado decidiram pelo retorno das aulas presenciais somente para 2021. O blogueiro considerou que a decisão de Fátima foi um fracasso, mas aplaudiu a mesma medida adotada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Ridículo é pouco para classificar tal postura.

ABSURDOS DOS ABSURDOS

E o presidente Blsonaro segue fazendo uso político da polícia, do Ministério Público e até de alguns órgãos da Justiça. E o pior: ao arrepio da lei, sem que nada lhe aconteça. A maioria dos que deveria fazer algo fica inerte. Quando alguém tentar fazer valer a lei será tarde demais.

DIVISÃO DA OPOSIÇÃO

A partir de sábado, começam as convenções dos partidos com candidatos de oposição que ameaçam a reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini: Solidariedade (12/9), PT (13/9) e DEM (14/9). A expectativa, até lá, é saber se Allyson Bezerra, Isolda Dantas e Cláudia Regina conseguirão costurar uma aliança que os coloque no mesmo palanque.

 

CAPITANIA HEREDITÁRIA

Os Rosado tem uma obsessão por poder das maiores. O grupo da ex-deputada Sandra Rosado (PSDB) por exemplo, trata as vagas de deputado e vereador quase como propriedade sua. Se apavora quando veem a possibilidade de ficar sem qualquer cargo. Foi assim, por exemplo, com a cadeira na Câmara Federal, que foi conquistada pelo pai de Sandra e depois, pelo marido e finalmente por ela. O mesmo aconteceu na Assembleia Legislativa e agora se repete com a Câmara Municipal, que já teve Layrinho ocupando a vaga que hoje está com Sandra, que articula a candidatura de Larissa Rosado. E o povo legitimando a sucessão hereditária.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support