Saúde

Operação Verão da Vacinação contra a Covid-19 no RN terá dia D

A Sesap fará a distribuição de 30 mil doses para o Dia D.

Com o objetivo de intensificar as ações de vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) promoverá a “Operação Verão de Vacinação”. O Dia D acontecerá amanhã (22), em todas as cidades litorâneas. A ação é voltada para as pessoas que não estão em dia quanto a sua situação vacinal, independente de qual local tomaram a primeira dose. A Sesap fará a distribuição de 30 mil doses para o Dia D.

Mais de 234 mil pessoas precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose e mais de 600 mil para terceira dose. Toda a população acima de 12 anos poderá estar iniciando ou complementando seu esquema vacinal contra a Covid-19.

A Sesap orienta aos municípios que adotem estratégias e ações para reforçar a divulgação para o público que está frequentando o litoral do RN. “Destacamos a importância da população completar o ciclo vacinal, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas. Além disso, atingir àqueles que já estão no momento de tomar a dose de reforço. É importante ressaltar que podem ser vacinadas pessoas de outros estados, independente da localidade”, afirma Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

A Secretaria de Turismo do RN é parceira da ação e destaca a importância de sensibilizar o turista quanto à vacinação.  “O turismo está comemorando uma boa alta temporada após um longo período de crise no setor, mas com o aumento do fluxo de visitantes no estado, cresce também a nossa responsabilidade com a consolidação do Turismo Responsável, desde o cumprimento dos protocolos de biossegurança à vacinação. Queremos sensibilizar o maior número de turistas quanto à importância da vacinação”, enfatiza Aninha Costa, secretária de Turismo do RN.

Nesse sentido a realização dessa ação visa promover o acesso à vacinação em locais onde atinjam um maior público nesse período de alta estação. É fundamental que os locais de aplicação, mesmo sendo nas praias, sejam ventilados, com controle da temperatura, para o acondicionamento correto dos imunizantes. “Dessa forma os municípios poderão fazer o pedido antecipado das doses caso não tenha doses suficientes, sendo preferencialmente a reposição das doses utilizadas na ação”, finaliza a coordenadora.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support