Operação bloqueia R$ 7 milhões em esquema de lavagem ligado ao tráfico de drogas
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Primavera, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico de drogas. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD) e resultou no bloqueio de cerca de R$ 7 milhões em contas bancárias dos investigados.
Durante a operação, também foram sequestrados dois imóveis de luxo localizados em áreas nobres de Natal, além de decretada a indisponibilidade de dois sítios no município de Tupanatinga, em Pernambuco, e de diversos veículos de médio e alto padrão, como caminhonetes e motocicletas. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro cidades: Natal (RN), Arapiraca (AL), Aracaju (SE) e Tupanatinga (PE).
As investigações apontam que os suspeitos usavam familiares e pessoas de confiança — os chamados “laranjas” — para adquirir bens e movimentar recursos provenientes do tráfico de drogas. De acordo com a DRLD, foram identificadas operações fracionadas de saques e transferências, compras de bens com dinheiro vivo e ocultação de patrimônio por meio de testas de ferro.
Um dos principais investigados já possui antecedentes por tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma em Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Ele é apontado como membro de uma facção criminosa com atuação interestadual. O inquérito foi instaurado a partir de informações repassadas pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Natal (DEFUR).