Pandemia

Oeste tem apenas dois leitos de UTI Covid desocupados

Taxa de ocupação é de quase 90% na região; indicador também preocupa no restante do Estado

A ocupação de leitos para pacientes contaminados ou com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus segue aumentando no Rio Grande do Norte. A taxa geral, em todo o Estado, é de 62,94% para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 42,68% para leitos clínicos.

A situação preocupa porque a velocidade com que a demanda tem aumentado é muito grande. Na última sexta-feira, por exemplo, o Estado tinha 77 leitos de UTI vagos. Daquele dia para hoje, outros 10 pacientes tiveram que ser internados em leitos críticos. A disponibilidade, portanto, caiu para 67 leitos.

Em algumas regiões, o cenário começa a ficar crítico. É o que acontece, por exemplo, com o Oeste, cuja taxa de ocupação de leitos de UTI é 86.7%.

Nessa região, o Hospital São Luiz tem apenas um, dos 30leitos de UTI instalados, disponíveis. Os outro 29 estão todos ocupados. No Hospital Regional Tarcísio Maia, de 9 leitos, apenas 1 está sem ninguém. Isso significa que em todo o Oeste há, nesse momento, apenas dois leitos de UTI Covid disponíveis.

Outro dado preocupante é que dos 15 hospitais com leitos de UTI disponíveis, em 10 deles a ocupação é superior a 50%, No Hospital Regional Hélio Morais Marinho (Apodi), a ocupação é de 100%. No São Luiz (Mossoró), 96,7%. No Cleodon Carlos, em Pau dos Ferros, a ocupação está em 90%, quase mesmo índice do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, que é de 89,9%.

Já o Hospital Maternidade do Divino Amor, em Parnamirim, a ocupação está em            87,5%, e no Giselda Trigueiro (Natal) está em 76.9%. O Hospital Materno Infantil de São Paulo de Potengi, a taxa é de 66,7% e no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (Caicó) é de 65% e o Mariano Coelho (Currais Novos), 60% e no Hospital de Campanha de Natal é de 57,89%.

A taxa geral de ocupação de leitos crítico é de 64.9% em todo o Estado, sendo de 52.8% na região metropolitana de Natal e 64% no Seridó.

O quadro preocupante fez com que o Governo do Estado anunciasse a reabertura de 89 leitos, sendo 56 de UTI e 33 clínicos.

Ontem, o Rio Grande do Norte registrou 374 novos casos confirmados de Covid e mais 2 mortes provocadas pela doença. Com isso, o Estado chegou a 97.955 casos de Covid e 2.728 mortes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support