relatório

OAB Mossoró realiza visitas de inspeção em unidades prisionais

As visitas aconteceram nos dias 13, 14 e 15 e serão relatadas em documento

A OAB Subseção de Mossoró através das comissões de Prerrogativas e Direitos Humanos realizaram nesta semana visitas às cadeias e penitenciárias de Mossoró, Caraúbas e Apodi para verificar as condições de infraestrutura e dos presos nas unidades prisionais.

As visitas aconteceram nos dias 13, 14 e 15 e serão relatadas em documento para o conhecimento público e das instituições.

As visitas foram realizadas pela presidente da OAB Mossoró, Bárbara Paloma, pelo vice-presidente Glauber Soares e os advogados Gilvam Lira e Adriele Dutra (membros da  comissão de Direitos Humanos da Subseção).

As primeiras visitas foram realizadas em Mossoró na Cadeia Pública e Penitenciária Agrícola Mário Negócio. Na Cadeia Pública o policial penal Everton Pereira e a chefe de secretária Edna receberam a OAB Mossoró que além de fazer a verificação na infraestrutura, ouviu presos. A cadeia possui casos de Covid-19 e tem sido assistida com profissionais de saúde nesse momento.

Na penitenciária agrícola as comissões da subseção foram recebidas pelo diretor Márcio Morais, e o vice, Lima. Lá, constatou-se a necessidade da entrega/inauguração do novo pavilhão com urgência, em virtude da superlotação.

A OAB Mossoró constatou que as celas estão lotadas de presos e as instalações do novo pavilhão estão prontas desde agosto do ano passado, a depender de pequenas ações por parte do Estado para a entrega, como a de mudar o transformador, de colocar um reservatório de água. A urgência da entrega do novo pavilhão também se dá pela necessidade de utilização dos parlatórios que foram construídos para que os advogados possam atender os seus clientes. “Reduzir a superlotação é essencial principalmente no momento de pandemia que vivemos”, ressalta Glauber Soares, vice-presidente da OAB Mossoró.

Além disso, a OAB Mossoró vai verificar com a prefeitura de Mossoró sobre a viabilidade de implementar o novo Programa de Saúde na penitenciária, que permitirá ter médicos enfermeiros de plantão na unidade, programa esse que o município realiza no presídio federal em Mossoró.

Em Caraúbas a OAB Mossoró foi recebida pelo diretor Leandro Pereira que mostrou as instalações e falou dos procedimentos de segurança e atendimentos de saúde com equipe multiprofissional na unidade. Não há registros de casos de Covid-19 na unidade de Caraúbas.

A presidente Bárbara Paloma falou sobre a importância de se cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) publicado pelo Estado em relação às prerrogativas da advocacia no atendimento aos seus clientes, verificou ainda as condições da sala de conversa entre advogados e internos e ouviu-se também internos de forma reservada. A OAB Mossoró também firmou um acordo com a direção para disponibilizar uma sala para a advocacia, que será devidamente equipada pela OAB, para oferecer a estrutura adequada ao exercício da advocacia.

Em Apodi a visita contou, além da presidente e dos mebros da comissão de Direitos Humanos, com a presença do conselheiro subseccional, Ravardierison Cardoso. O diretor do presídio, José Antunes de Oliveira, pediu o apoio das comissões e da OAB Mossoró para ajudar dois internos que foram diagnosticados com tuberculose. Também observou-se a sala dos advogados e o pavilhão dos internos.

“Em Caraúbas e Apodi falamos sobre o documento do TAC, inspecionamos as instalações e verificamos as condições de saúde dos presos para poder relatar no nosso documento, solicitando das instituições cabíveis, uma atenção maior nesse momento, especialmente devido a Pandemia”, ressalta a presidente Bárbara Paloma.

O relatório com as conclusões das visitas realizadas pela OAB Mossoró será entregue aos órgãos competentes na próxima semana, contendo os apontamentos, reivindicações e a avaliação das comissões sobre cada uma das unidades prisionais.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support