Crônica

O RIO A PASSAR EM NOSSAS VIDAS

Está na coluna de Sérgio Oliveira, dia 3 último, neste mesmo Portal do RN: autoridades públicas voltam a falar na revitalização do Rio Mossoró. Várias vezes aqui me referi ao rio, seu entorno e aspectos culturais relacionados. Ao tratar do tema na sua atualidade, não me afasto muito do propósito desse espaço, pois independentemente do que virá, algumas coisas continuarão existindo apenas na memória.

Idealismo nostálgico e discursos de boas intenções fazem parte desse tipo de discussão e tudo válido para manter o assunto em pauta. Mas, não se trata de tarefa fácil. Demanda junção de esforços, de capacidade de pensar e de empreender. Governo e sociedade precisam superar barreiras que são menores ante a magnitude do objeto. A perspectiva do ramal Apodi/Mossoró, da transposição do São Francisco, é oportunidade excepcional para reacender a questão, embora longe de ser condição suficiente para resolvê-la. Há exemplos exitosos desse tipo de recuperação em várias parte do mundo e podem inspirar um projeto, que deve ser adaptado à realidade local em termos de recursos, forma e finalidade.

Historicamente alguns trechos do trajeto do rio dentro da cidade eram acessíveis à população. A volta desse acesso sob a forma de parques abertos poderia ser algo a ser pensado. Haveria um ganho paisagístico para a cidade. Não duvidem da beleza das curvas desse rio, onde preservada a vegetação de suas margens. Seria também possiblidade de geração de negócios de gastronomia e lazer, à semelhança do que ocorre na orla marítima de cidades litorâneas. Teresina tem algo assim. A cidade é cruzada pelo Rio Parnaíba, que ali define a fronteira com o Maranhão e pelo Rio Poty. Às margens desse último, um parque com opções de passeios, bares, restaurantes, lanchonetes, atrai, principalmente nos finais de tarde, população local e turistas.

Obviamente, há a questão dos espaços urbanos ocupados durante os últimos anos. É preciso atenção para o que pode haver de impacto social. Relocação de residências, por exemplo, se necessária, seja para locais próximos e com melhoria das condições atuais, ouvidos os moradores. Atividades geradas pela mudança poderiam ser analisadas como oportunidade de inclusão econômica de pessoas da população local, capazes de empreender em pequenos médios negócios.

Claro! o projeto é algo bem maior. Envolve, interessa e depende da ação de todos os municípios banhados pelo rio. Depende também de recursos além do que podem esses municípios. E do apoio estimulante de todos.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support