O QUE ACONTECEU NO 7 DE SETEMBRO?

Pelas expectativas negativas que foram geradas, é inevitável não retroceder alguns dias e perguntar e logo responder: O que aconteceu no dia 7 de setembro? Nada de anormal. Sim, essa seria a resposta que entendo ser mais adequada para o momento, e eu explico. Primeiro se registrou mais uma vez o respeito a data quando escolas e outros segmentos públicos, como forças de segurança, deram brilho ao tradicional desfile cívico-militar.

E, paralelo as programações oficiais nos municípios, como a data se celebrava a liberdade e independência, células base de um país democrático, o povo também esteve nas ruas em manifestações pacíficas. Situação também inevitável já que estamos vivendo um ano eleitoral. Nesse ponto residia a preocupação e até previsões dando como certo um tumultuo geral, o que não aconteceu. Aqueles que foram as ruas independente do partido, candidato ou ideologia, se manifestaram de maneira pacífica. Isso posto, erraram em suas previsões os profetas do quanto pior melhor. E viva da democracia!


BIOMETRIA NAS ELEIÇÕES

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, um total de 2.382.565 eleitores estarão aptos a votar com a identificação biométrica. Essa opção já foi confirmada e voltará a ser utilizada nas Eleições Gerais de outubro de 2022. Registro direto na Urna Eletrônica. Um total de 170 mil eleitores vão continuar votando, mesmo que não tenham coletado sua biometria ou aproveitados de outros órgãos dentro do projeto de Importação de Biometrias de Órgãos Externos (BIOEX).

No caso do projeto Bioex, essa é uma ferramenta que teve sua retomada anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Nesse caso são aproveitados dados biográficos e biométricos de brasileiros cadastrados nas bases de dados custodiadas por órgãos signatários, de acordos de cooperação técnica e não constantes na base de dados da Justiça Eleitoral. No momento da votação aparecerá a mensagem indicando que os dados daquele eleitor ou eleitora foram fornecidos por órgão conveniado à Justiça Eleitoral. É a tecnologia aprimorando cada vez mais o processo eleitoral no Brasil.

A PRIMEIRA TRANSMISSÃO RADIOFÔNICA

Vivemos em 2022 um setembro recheado de acontecimentos importantes que, de forma positiva, são motivos de intensa movimentação em todo país. Comemoração do bicentenário da Independência, ano eleitoral, o povo nas ruas em manifestações democráticas e, para noticiar tudo isso, também se comemora a primeira transmissão radiofônica no Brasil atingindo a marca do seu primeiro centenário.

Essa sim é uma boa notícia, 100 anos do rádio no Brasil. Meio esse de comunicação que durante décadas foi a principal fonte de informação e entretenimento. Me orgulha muito ter a minha base na comunicação construída no rádio. Essa fase me garantiu qualificação para depois atuar em jornal, televisão e agora na mídia digital. Aproveito e recomendo a crônica de Amós Oliveira, aqui mesmo no Portal do RN que aborda o tema. Parabéns aos colegas radialistas.

DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL

Anualmente em 17 de setembro nós temos uma data muito importante. É o Dia da Compreensão Mundial. Na busca da paz a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre umas das principais características que a humidade deve ter, ou seja, compreensão. E assim saber lidar com as diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo, como por exemplo, em relação a religião, cultura, educação, faixa etária entre muitos outros.

Nesse sentido podemos afirmar que a compreensão abrange diferentes tipos de preconceitos e atuais conflitos que existem em todas as sociedades sendo eles de cunho sexuais, socioeconômicos ou étnicos. Compreensão não significa se anular como pessoa, afinal os indivíduos são diferentes em seus ideais de vida ou comportamento social. A ideia é fazer com que todos os líderes de governo e sociedade em geral pensem e equilibrem os seus julgamentos com paciência e respeito ao próximo. Fonte: www.calendarr.com/brasil.

CALENDÁRIO ELEITORAL

Muitas datas importantes estão no Calendário Eleitoral 2022 para esse período que antecedo o dia da eleição, 3 de outubro, em primeiro turno. Dia 12, julgados todos os pedidos de registro de candidatos, mesmo os impugnados e os respectivos recursos. Último dia para pedido de substituição de candidatura às eleições majoritárias e proporcionais, exceto em caso de falecimento de candidato. No dia 15, divulgação, nos portais da Justiça Eleitoral, da prestação de contas parcial.

Na sequência, dia 17, data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. A partir do dia 22 os tribunais regionais eleitorais esclarecerão o eleitor sobre o que é necessário para votar, vedada a prestação de tal serviço por terceiros. Já a partir do dia 27 nenhum eleitor poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito ou sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo conduto.

FINAL BRASILEIRA E RUBRO-NEGRA

Uma final das coincidências é o que teremos na decisão da Copa Libertadores da América em 2022. Observei três: A primeira é o fato de conseguirem a classificação dois times brasileiros; a segunda diz respeito as cores dos dois clubes, Flamengo e Athletico-PR vestem rubro-negro. A terceira coincidência não poderíamos deixar de registrar que as equipes finalistas da Liberta são aquelas que nos últimos anos, com certa frequência, estão se enfrentado na Copa do Brasil.

Será que podemos dizer que o confronto Flamengo e Athletico-PR já se transformou em mais um clássico nacional. Bom, creio que as coincidências param por ai e, no mais, é esperar para conferir o que acontece com bola rolando, antes disso poderíamos até colocar o time carioca como favorito pela qualidade superior do seu plantel em relação ao adversário. Não arrisco resultado, pois sou do tempo daqueles que acreditam ser o futebol uma caixinha de surpresas.

MENSAGEM

“O homem público é o cidadão de tempo inteiro, de quem as circunstâncias exigem o sacrifício da liberdade pessoal, mas a quem o destino oferece a mais confortadora das recompensas: a de servir à Nação em sua grandeza e projeção na eternidade.”

Dep. Ulysses Guimarães

PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR

Em Mossoró-RN a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) resolveu praticar o “Prevenir é melhor do que remediar”, no combate a varíola do macaco. Embora tenha esse nome a doença não é transmitida por esse animal. Os modos de transmissão são: por meio de contato próximo/íntimo com uma pessoa doente (infectada pelo vírus Monkeypox) e com lesões de pele. Já os sintomas considerados mais comuns são febre de início súbito, aparecimento de lesões na pele (pode ser única ou várias), aparecimento de linfonodos (íngua), dores no corpo e fraqueza profunda.

Para se prevenir evite contato com pessoas suspeita ou já confirmada com a doença. Acrescente a higienização das mãos com frequência, não compartilhamento de objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir. Se contaminado, recomenda-se o isolamento até o desaparecimento das lesões. O paciente com suspeita, diz a SMS, deve procurar a UPA do bairro Belo Horizonte. No caso de complicações será transferido para o Hospital Rafael Fernandes. Então, vamos nos prevenir que é melhor do que remediar.

SEM CHUVA VEM OS INCÉNDIOS

Com o fim do período chuvoso e o sol se fazendo presente com temperaturas elevadas e a vegetação cada dia mais seca, o ambiente se torna propício para os incêndios. Já havíamos percebido essa situação as margens das rodovias, o que já é preocupante, porém o avanço do fogo acabou atingido a cidade de Tibau-RN. O pior é que chegou ao perímetro urbano o que gerou enorme preocupação.

O fogo próximo as residências levou desespero aos moradores e muita preocupação aos que possuem casa na cidade praia e residem em outros municípios. O Corpo de Bombeiros, sediado em Mossoró teve que trabalhar dobrado para combater as chamas. Aqui aproveito a situação para sugerir que seria o momento de discutir a possibilidade de, no mínimo, constituir em Tibau uma equipe de bombeiros civis. Já seria um socorro imediato reforçando o trabalho da corporação militar. Fica a dica.

SÉTIMO PEDIDO DE IMPEACHMENT

Enquanto tem cidade do Rio Grande do Norte sofrendo com incêndios, estradas ruins, desemprego entre outras mazelas, o senador potiguar com nome francês, Jean Paul Prates (PT) insiste com mais um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Aliás, não vejo necessidade nisso diante do fato que teremos uma eleição logo em outubro. Ou será que o senador não confia nas pesquisas que apontam derrota do presidente candidato à reeleição logo no primeiro turno e vitória do candidato do seu partido?

Acredite, não é conta de mentiroso, o senador petista já protocolou 7, reforço por escrito, sete pedidos de impeachment contra o presidente da República. Não faço aqui defesa e muito menos acusação, apenas na condição de cidadão norte-rio-grandense espero muito mais de um representante, principalmente por ter nascido e morar em um Estado pobre. O senador poderia, por exemplo, lutar para atrair empresas que possam se instalar no Estado e gerar empregos.


DICA LEGAL – DA FISCALIZAÇÃO

Em ano de eleição quanto mais informações estiverem à disposição, melhor será para a escolha em quem votar. Temos sim eleitores que buscam detalhes antes de definir sua posição. É de responsabilidade daqueles que iremos mandar para o Congresso Nacional as obrigações contidas na Seção IX da Constituição Federal, entre os artigos 70 e 75 que fala na fiscalização contábil, financeira e orçamentária da União. Situação que pode ser aplicada também ao Distrito Feral, Estados e Municípios.

Acesse a Carta Magna e confira os detalhes. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Reforçando que as normas estabelecidas na CF/88 aplicam-se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support