OPINIÃO

O MAGNÉSIO NO AUXÍLIO DA ANSIEDADE

Problemas de saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns em todo o mundo. Dentre esses problemas, se destaca a ansiedade. Considerada o mal do século, ela pode se manifestar de várias formas, como mal-estar, preocupação, medo ou pânico.

Vale notar que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população (18,6 milhões de brasileiros), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda, novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.

Não bastasse isso, a pandemia de COVID-19 tem aumentando a prevalência do problema: uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que ouviu 1.996 pessoas maiores de 18 anos de idade revelou que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa durante a pandemia.

As opções de tratamento para transtornos de ansiedade incluem terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. Alguns suplementos nutricionais também podem ajudar no combate à ansiedade.

Magnésio: um mineral essencial

Dentre os nutrientes mencionados, o magnésio se destaca como um mineral essencial para o funcionamento adequado de quase todos os sistemas do corpo humano, com vários estudos que comprovam o seu importante papel na ansiedade.

Do ponto de vista neurológico, o magnésio desempenha um papel essencial na transmissão nervosa e na condução neuromuscular. Ele também tem um papel protetor contra a excitação excessiva dos neurônios, que pode levar à morte dessas células, processo esse que tem sido implicado em vários distúrbios neurológicos, sendo assim devemos observar antes de tudo a quantidade de magnésio no organismo do paciente e adequar as quantidades e aí sim fazer a observação na melhora do quadro de ansiedade.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support