Novo decreto suspende “lei seca” e amplia atividades escolares
Documento com novas regras deverá ser publicado ainda hoje pelo governo estadual
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte publica ainda hoje mais um decreto com novas regras de distanciamento social para enfrentamento da pandemia da covid.
Embora o documento ainda não tenha sido publicado, a própria governadora Fátima Bezerra (PT) antecipou algumas das principais mudanças.
“O toque de recolher permanece, sendo apenas no período noturno, das 22h às 5h; a suspensão da “lei seca”; ampliação do funcionamento das atividades escolares; permissão de prática de esportes coletivos; liberação dos parques; e ampliação das atividades religiosas”, elencou a governante.
O governo estadual, com o novo decreto, está autorizando o ensino híbrido para a rede privada e estadual, com aulas presenciais ou remotas – a depender dos pais. A exceção é para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e para estudantes do 1º ano do ensino médio.
Já os bares também estão autorizados a funcionar com música ao vivo, assim como o consumo de bebidas alcóolicas será liberado em hotéis e pousadas para clientes. Não haverá mais toque de recolher integra aos sábados e domingos.
“Diante do quadro epidemiológico que ainda inspira muitos cuidados, e levando-se em consideração a realidade socioeconômica, estamos prorrogando algumas medidas por 14 dias. No entanto, alguns ajustes já puderam ser iniciados”, disse Fátima Bezerra no Twitter.
A governadora pediu o engajamento de todos para que as regras sejam cumpridas. “É fundamental o engajamento e o cumprimento responsável dos protocolos sanitários por parte de toda a sociedade; dos empresários e trabalhadores; Prefeituras e demais Poderes; e de você, cidadão e cidadã, para que não tenhamos retrocessos e avancemos no combate à pandemia””, finalizou.