Ato

Nove sindicatos convocam protesto após atraso no 13º salário no RN

Confirmaram participação as entidades Sinsp, Sinai, Sindsaúde, Sinte-RN, Astran, Sindppen, Aduern, Sinter/Sefaz e Sindpci

Pelo menos nove sindicatos anunciaram um ato público de protesto para a manhã desta segunda-feira (12), em Natal, após o não pagamento do 13º salário a parte dos servidores estaduais, principalmente aposentados e pensionistas. A mobilização foi convocada depois que o valor não foi depositado na sexta-feira (9), data anunciada pelo próprio Governo do Estado.

O protesto está marcado para as 9h, em frente à Governadoria, no Centro Administrativo. Até a manhã deste sábado (10), confirmaram participação as entidades Sinsp, Sinai, Sindsaúde, Sinte-RN, Astran, Sindppen, Aduern, Sinter/Sefaz e Sindpci

Segundo os sindicatos, os servidores ativos receberam a gratificação, mas aposentados e pensionistas de diferentes categorias relataram que o pagamento não caiu na conta. O Sinai-RN informou que esteve na Secretaria de Planejamento e da Fazenda e recebeu a explicação de que o pagamento seria concluído na sexta-feira. Como isso não ocorreu, a entidade decidiu manter a convocação do protesto.

Em nota, o Sinai afirmou que não aceita um novo atraso e convocou ativos, aposentados, pensionistas e também quem já recebeu o 13º a participar do ato, em solidariedade aos que ainda aguardam o pagamento.

O Sindsaúde/RN também denunciou o atraso no pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas da área da saúde. A entidade afirma que o governo havia prometido quitar os valores na sexta-feira, o que não aconteceu. Segundo o sindicato, o secretário adjunto de Administração informou que a folha já estava pronta, mas dependia de autorização da Secretaria de Planejamento, o que não ocorreu até o fim do dia.

Já o Sinsp/RN informou que recebeu diversas queixas de aposentados e pensionistas que ainda não receberam a gratificação e que não foi apresentado prazo oficial para regularização. A presidente do sindicato, Janeayre Souto, afirmou que a situação gera insegurança e atinge diretamente famílias que dependem do pagamento.

Após as cobranças, o Governo do Rio Grande do Norte confirmou, no sábado (10), que concluiu o pagamento do 13º salário dos servidores ativos e de parte dos inativos na sexta-feira (9). Em nota oficial, o Executivo estadual informou que o pagamento dos servidores que ainda não receberam será concluído nesta segunda-feira (12).

Em dezembro, o governo havia anunciado que o pagamento do 13º salário de ativos, aposentados e pensionistas ocorreria de forma integral no dia 9 de janeiro de 2026. Apesar disso, entidades sindicais destacam que a promessa não foi cumprida para todos os servidores, o que motivou a mobilização marcada para esta segunda-feira.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support