Apuração

MP investiga se licitação da UERN foi fraudada

Ministério Público quer saber se uma das empresas que participou do certame fez uso de “robôs” para oferecer lances durante o processo licitatório

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (UERN) instaurou inquérito civil para apurar se a licitação realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 2016 visando a compra de equipamentos de informática foi fraudada.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE/RN), o procedimento visa “apurar possível fraude em certame da UERN, decorrente da utilização de mecanismos para realização automática de lances (robôs), por intermédio do portal licitações-e do Banco do Brasil.

Informações colhidas pelo Portal do RN dão conta de que o MP/RN quer saber se durante o procedimento licitatório a empresa Vixbot Soluções em Informática LTDA – EPP fez uso de “robôs” para ofertar lances automáticos logo após os demais concorrentes lançarem os seus, o que fere o princípio da isonomia.

O inquérito civil, instaurado pelo MP/RN em 17 de janeiro passado, originou-se a partir de pedido feito pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em Brasília/DF, e foi aberto pelo promotor Thibério César do Nascimento Fernandes, da 22 ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal. O MP/RN deu à UERN o prazo de 10 dias, a partir da notificação, para informar se a empresa alvo das investigações, a Vixbot Soluções em Informática, foi a vencedora da licitação.

A UERN se manifestou oficialmente sobre o assunto. Em nota enviada ao Portal do UERN, a gestão da instituição ressaltou que não está sendo alvo de qualquer investigação e que vai prestar as informações solicitadas pelo MP/RN, como tem sido praxe em sua atuação. Veja a nota na íntegra:

“A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) esclarece que não está sendo investigada por nenhum tipo de fraude em certame para aquisição de equipamentos de informática. A portaria 2020/0000016193 do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, publicada na edição de 21/01/2019 no Diário Oficial do Estado (DOE), trata de abertura de inquérito civil para apurar possível fraude praticada pela empresa Vixbot Soluções em Informática LTDA – EPP, em que a UERN seria vítima da suposta fraude.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), no cumprimento de suas obrigações, solicitou informações a esta instituição, que serão prestadas no prazo estabelecido pelo órgão, como é de praxe no procedimento administrativo da instituição, como forma de colaborar com a investigação.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte reitera o zelo com a transparência de todos os seus processos licitatórios e o cuidado com o bem público, colocando-se à disposição de toda a sociedade para qualquer tipo de informação”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support