Governo

Mossoró recebe lançamento do Plano RN Inclusivo nesta segunda-feira

A proposta do Plano está alicerçada no programa de Governo, que estabelece como prioridade a execução das políticas públicas junto aos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Mossoró vai ser a segunda cidade do Rio Grande do Norte a receber o lançamento do Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social. Nesta segunda-feira (22), a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, acompanhada de equipe técnica do Executivo, fará o lançamento do Plano, às 9h, no Teatro Lauro Monte, localizado no Centro da cidade.

O RN Inclusivo foi idealizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e tem como proposta realizar ações associadas entre Governo do Estado, prefeituras municipais, Rede de Voluntariado das instituições estaduais de ensino superior e sociedade civil organizada. A ideia é, através de cooperação entre o Governo e as prefeituras, desenvolver atividades voltadas para qualificação profissional, melhoria da gestão pública e consolidação da cidadania.

A Rede de Voluntariado de instituições públicas de ensino superior, composta por professores voluntários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa); Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Kennedy, que integra o Plano RN Inclusivo vai realizar ações de ensino, pesquisa e extensão, sob a responsabilidade de professores voluntários.

A proposta do Plano está alicerçada no programa de Governo, que estabelece como prioridade a execução das políticas públicas junto aos 167 municípios do Rio Grande do Norte. O objetivo principal do Plano é estabelecer um diálogo permanente entre os agentes públicos e a comunidade, por meio da promoção de capacitação e realização de eventos com foco nas políticas públicas e ações de inclusão, aprimorando e ampliando a consciência social, e o aperfeiçoamento profissional como instrumento de promoção institucional para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.

As atividades propostas nessa primeira etapa marcam o início de uma ação governamental cuja expectativa é a melhoria da qualidade de vida dos potiguares, de maneira que, no médio e longo prazo, as ações do Plano RN Inclusivo interfiram positivamente nos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e na qualidade de vida em todo o território potiguar.

A Sead, que coordena o Plano e conduz a política de capacitação e formação de gestores e servidores públicos estaduais por meio da Escola de Governo, já dispõe de seu programa de ações. Sua equipe técnica identificará, juntamente com os demais atores que conduzem o Plano, as demandas prioritárias, proporá e executará as capacitações necessárias para os multiplicadores das ações nos municípios que aderirem ao RN Inclusivo. Outras secretarias e órgãos envolvidos ficarão responsáveis por elaborarem os seus programas.

Lançamento em Natal, Currais Novos e Caicó

Nesta sexta (19), ocorreu o lançamento do Plano em Natal, na Escola de Governo. Na ocasião, foram assinados o Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e o Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a Sead e as prefeituras municipais de Pedra Grande, Jundiá, Pureza, Paraú, Monte das Gameleiras e Macau, que, na oportunidade, já aderiram ao RN Inclusivo.

No evento, a governadora enfatizou o modelo e formatação do Plano: “Vai além da burocracia. Discute propostas, conceitos e saídas para as dificuldades. Deve envolver todos os órgãos e secretarias do governo e dos municípios em promoção da cidadania e da dignidade do povo do RN. Nossa geração está sendo desafiada. Conclamo todos a se engajarem. Vamos caminhar juntos”, afirmou.

A secretária estadual da Administração acrescentou que o Plano RN Inclusivo pretende reverter os baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e da Educação Básica (Ideb). “Estamos assumindo o desafio de trabalhar em conjunto, utilizando a estrutura e o Banco de Talentos da Escola de Governo, e a Rede de Voluntários, para promover qualificação e aperfeiçoamento dos servidores do estado e dos municípios”, disse Virgínia Ferreira.

O lançamento do Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social será realizado também em Currais Novos, no dia 24 de julho, às 14h30, no auditório da AMSO, e em Caicó, no dia 25 de julho, às 9h, no auditório da 10ª Direc.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support