CEIÇÃO MACIEL
1
Com orgulho vou contar de Mossoró, a história.
Para o mundo saber quanta bravura e vitória
Marcada pelas batalhas, conquistas, pioneirismo
Mossoró registra fatos de grande ineditismo
Já é cidade global, lugar doce como mel
Pra morar é ideal, um pedacinho do céu
REFRÃO
Tem a proteção de Deus e de Santa Luzia
Também de Jesus e da Virgem Maria
E tudo é abençoado aqui em Mossoró
Daí o povo é forte fervoroso que só!
E tudo é abençoado aqui em Mossoró
Daí o povo é forte e fervoroso que só
2
Nasceu privilegiada, entre duas capitais
Entre o mar e o sertão, de rios e coqueirais.
No Nordeste é destacada cidade do interior
É a capital do Oeste, da bravura e do calor
No Estado é a segunda cidade mais populosa
E do Polo Costa Branca é a grande, poderosa!
(REFRÃO)
3
Meu torrão miscigenado de nativos e adotivos
Abraçando com amor os que chegam com motivos.
És alegre e hospitaleira, me amarro de paixão
Nessa terra brasileira, cantinho do coração
Tudo aqui me encanta, até o sol escaldante
Assim, exalto e canto, pra que o povo se encante.
(REFRÃO)
Maria Conceição Maciel Filgueira (Ceição Maciel )
Nordestina de Mossoró-RN, Professora Titular Aposentada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Especialista em Estudos Sociais UERN-UFRN. Mestre e Doutora em Ciências Sociais – UFRN.
Pesquisadora, Palestrante, Escritora, Poeta, Artista Plástica, Compositora, Meliponicultora, Cordelista. Sócia Fundadora, Efetiva e segunda Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM. A primeira Academia Feminina de Letras e Artes do Estado do Rio Grande do Norte, criada e registrada de fato e de direito. A AFLAM representa o dinamismo e o potencial da mulher mossoroencia na sua essência lítero-cultural e artística. Prova disso, são os impactos e repercussões de suas ações culturais durante a sua breve trajetória históricaos, agora com seus 15 Anos de existência, no dia 17 de agosto de 2022.
Após pertencer à AFLAM, as portas se abriram a outras academias, associações e entidades culturais, locais estaduais, nacionais e internacionais.
Atualmente, é Vice- presidente da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares – ALAMP. Membro da União Brasileira de Escritores -RN. Sócia Correspondente da União Brasileira de Escritores – RJ. Membro de Honra da Divine Acadèmie Française de Arts Lètres et Culture – Paris.- França. Membro do ICOP, da Sociedade Brasileira do Estudo do Cangaço – SBEC, da Associação dos Escritores de Mossoró – ASCRIM, da AJEB-RN, do IHGRN, da SPVA. Sócia Correspondente da AAPOL, Sócia Honorária da Academia Feminina de Letras do Ceará, Sócia Emérita da Academia de Letras e Artes do Ceará e Amiga do Museu do Sertão. Conselho Internacional dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – CONINTER; Membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, da Luminecence Acadèmie Française de Arts Lètres et Culture Paris-França e recentemente, tomou posse na Academia Mossoroense de Letras, a mais antiga de Mossoró.
Tem livros solos, publicações científicas em geral e integra várias antologias. Participou de diversas exposições de pinturas, óleo sobre tela e integra Catálogos de pinturas.