OPINIÃO

MOSSORÓ MEU ENCANTO

(Exaltação a Mossoró)

CEIÇÃO MACIEL


1

Com orgulho vou contar de Mossoró, a história.

Para o mundo saber quanta bravura e vitória

Marcada pelas batalhas, conquistas, pioneirismo

Mossoró registra fatos de grande ineditismo

Já é cidade global, lugar doce como mel

Pra morar é ideal, um pedacinho do céu

 

REFRÃO

Tem a proteção de Deus e de Santa Luzia

Também de Jesus e da Virgem Maria

E tudo é abençoado aqui em Mossoró

Daí o povo é forte fervoroso que só!

E tudo é abençoado aqui em Mossoró

Daí o povo é forte e fervoroso que só

2

Nasceu privilegiada, entre duas capitais

Entre o mar e o sertão, de rios e coqueirais.

No Nordeste é destacada cidade do interior

É a capital do Oeste, da bravura e do calor

No Estado é a segunda cidade mais populosa

E do Polo Costa Branca é a grande, poderosa!

(REFRÃO)

3

Meu torrão miscigenado de nativos e adotivos

Abraçando com amor os que chegam com motivos.

És alegre e hospitaleira, me amarro de paixão

Nessa terra brasileira, cantinho do coração

Tudo aqui me encanta, até o sol escaldante

Assim, exalto e canto, pra que o povo se encante.

(REFRÃO)


Maria Conceição Maciel Filgueira (Ceição Maciel )

Nordestina de Mossoró-RN,  Professora Titular Aposentada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.  Especialista em Estudos Sociais UERN-UFRN. Mestre e Doutora em Ciências Sociais – UFRN.

Pesquisadora, Palestrante, Escritora, Poeta, Artista Plástica, Compositora, Meliponicultora, Cordelista. Sócia Fundadora, Efetiva e segunda Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM. A primeira Academia Feminina de Letras e Artes do Estado do Rio Grande do Norte, criada e registrada de fato e de direito. A AFLAM representa o dinamismo e o potencial da mulher mossoroencia na sua essência lítero-cultural e artística. Prova disso, são os impactos e repercussões de suas ações culturais durante a sua breve trajetória históricaos, agora com seus 15 Anos  de existência, no dia 17 de agosto de 2022.

Após pertencer à AFLAM, as portas se abriram a outras academias, associações e entidades culturais, locais estaduais, nacionais e internacionais.

Atualmente, é Vice- presidente da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares – ALAMP. Membro da União Brasileira de Escritores -RN. Sócia Correspondente da União Brasileira de Escritores – RJ. Membro de Honra da Divine Acadèmie Française de Arts Lètres et Culture  – Paris.- França. Membro do ICOP, da Sociedade Brasileira do Estudo do Cangaço – SBEC, da Associação dos Escritores de Mossoró – ASCRIM, da AJEB-RN, do IHGRN, da SPVA. Sócia Correspondente da AAPOL, Sócia Honorária da Academia Feminina de Letras do Ceará, Sócia Emérita da Academia de Letras e Artes do Ceará e Amiga do Museu do Sertão. Conselho Internacional dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – CONINTER; Membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, da Luminecence Acadèmie Française de Arts Lètres et Culture Paris-França e recentemente, tomou posse na Academia Mossoroense de Letras, a mais antiga de Mossoró.

Tem livros solos, publicações científicas em geral e integra várias antologias. Participou de diversas exposições de pinturas, óleo sobre tela e integra Catálogos de pinturas.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support