Covid-19

Mossoró inicia aplicação da dose de reforço para crianças entre 5 e 11 anos

A medida faz parte de uma recomendação do Ministério da Saúde (MS).

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta quinta-feira (5) a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos com a dose de reforço, mais conhecida como terceira dose (D3). A medida faz parte de uma recomendação do Ministério da Saúde (MS).

A imunização deste público-alvo com a D3 ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses. A imunização complementar para crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.

“Liberado a partir de agora, diante da nossa disponibilidade de doses, a aplicação da dose de reforço para o público de 5 a 11 anos que tomou há 4 meses a segunda dose da vacina Coronavac ou Pfizer pediátrica. Essa dose de reforço será realizada com o imunizante da Pfizer pediátrica, conforme a orientação do Ministério da Saúde”, explicou o coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) da SMS, Etevaldo Lima.

A orientação publicada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (4) considera estudos científicos que apontam aumento da proteção com a dose complementar. Levantamento repassado pela coordenação do PNI, com base em dados do “RN Mais Vacina”, mostra 15.603 crianças nesta faixa etária que tomaram a segunda dose. Já 7.488 faltam tomar a primeira dose e 5.130 estão com a D3 em atraso.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support