CRÔNICA

MOSSORÓ E SEUS VIZINHOS

Expedito Gurgel, cirurgião em Natal, lamentavelmente falecido muito cedo, era pessoa excelente e bem-humorada. Natural de Caraúbas, ele costumava dizer que nascera na “Grande Mossoró” ou “Região Metropolitana de Mossoró”. Por prudência, considere-se aqui apenas o conceito de vizinhança para a relação de proximidade, influência e dependência mútua, entre cidades de diferentes dimensões estruturais, na região.

A “identidade regional” ultrapassa divisões político-administrativas. Estas últimas até podem ser modificadas ao longo dos séculos. Antes da criação do Município de Mossoró, em 1852, as intrincadas ordenações administrativas que misturavam Estado e Igreja Católica relacionavam a povoação de Santa Luzia do Mossoró a Apodi ou Assu. Criado o município, este incluía a Praia do Tibau que antes do status de cidade ainda foi de Grossos. As atuais cidades de Governador Dix-sept Rosado (antiga Vila de São Sebastião) e Baraúnas eram parte do território mossoroense até 1963 e 1981, respectivamente.  De Mossoró saiu um pouco de Serra do Mel.

Mossoró e cidades próximas integram um território comum de cultura, tradições, interações familiares e economia. A tradição salineira, por exemplo, torna quase indistinguíveis as fronteiras de Mossoró, Grossos e Areia Branca. As festas de São João Batista em Assu são tradicionalmente uma referência para o mossoroense no mês de junho, assim como as de Nossa Senhora dos Navegantes em agosto, em Areia Branca. A corrida ciclística Governador Dix-sept Rosado, no dia 30 de setembro, foi durante anos, um traço de união, ora com São Sebastião, ora com Assu. A Serra do Lima em Patu é lugar especial onde o morador de Mossoró faz questão de ir. O carnaval de Apodi aos poucos se consolida como tradição, assim como os festivais gastronômicos de Martins. A relação entre Mossoró e Tibau é tão íntima que é difícil falar sem cair em obviedades. Turistas de regiões mais distantes não lembram de Mossoró sem que a ideia de Tibau venha associada. Até as fronteiras estaduais se submetem a essa interação regional. É o caso da relação de Mossoró com municípios cearenses, especialmente Russas, Limoeiro, Jaguaruana, Aracati e o mais recente Icapuí, especialmente no campo comercial e educacional. Se o Colégio Marista de Aracati recebeu no passado muitos estudantes mossoroenses, faculdades nas duas cidades promovem atualmente um intenso intercâmbio de alunos e professores.

Esses movimentos entre cidades têm, sim, o caráter das metrópoles. Mas, por descrição (repete-se), chame-se apenas vizinhança.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support