Mexeu com uma, não mexe com todas

Ainda repercute fortemente o caso de assédio sexual praticado por um professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O mais estranho nisso tudo é que a turma do “Mexeu com uma, mexeu com todas”, afundou no silêncio. Será que a militância política do autor dos ataques tem alguma relação com essa ausência de reação das militantes do movimento? Até nesse momento funciona a história do: “Para os inimigos os rigores da lei, para o amigos companheiros, os favores da lei”.

É lamentável e vergonhoso que até existam militantes que já galgaram cargos eletivos, porém deixam claro que suas posições não afetam a todos, ou a todas, apenas aqueles que se colocam contrários à sua luta pelo poder. Na verdade essa história de ideologia não passa, também, de mera busca de satisfação pessoal e de grupos previamente definidos. Nenhum deles pensam no coletivo que promova o bem a sociedade. É assim que penso, e logo escrevo – Mexeu com uma, não mexe com todas.


A MENSAGEM DO PREFEITO

Já deu para perceber como será a mensagem do prefeito de Mossoró-RN, Allyson Bezerra, quando da abertura dos trabalhos do legislativo local agora no mês de fevereiro. O chefe do executivo mossoroense tem feito alguns ensaios em reuniões e contatos com a impressa, focando em particular a questão financeira. Esse deve ser o mote da sua faça aos vereadores.

O foco no geral, e nisso não muda muito da política tradicional que ele, o prefeito, jura combater, serão as queixas contra o governo anterior. É sempre assim quando se muda o comando no município, estado ou no comando da nação. Principalmente se o eleito é adversário daquele que saiu. Espera-se, no entanto, que não se perca muito tempo olhando no retrovisor, e que as vistas se voltem para o futuro pondo em prática tudo aquilo que prometeu nos palanques e visitas de campanha.

POTIGUAR EM NATAL, BLEFE OU REALIDADE?

Como perguntar não paga IPTU, eu pergunto: Essa conversa do Potiguar de Mossoró fixar residência em Natal a partir de 2021, é blefe ou realidade? No momento esse é o anúncio do próprio presidente do Time Macho, Benjamin Machado, que inclusive já andou visitando espaços na capital norte-rio-grandense para a realização de treinos. No entanto a dúvida ainda me consome.

Logo depois de falar na mudança, também deu declaração dizendo que aguarda por uma posição da prefeitura de Mossoró sobre apoiar ou não o time no Campeonato Estadual. Esse apoio passaria, por exemplo, pela reabertura do estádio Nogueirão atendendo algumas exigências que levaram a sua interdição. Por isso indago se existe blefe na história, ou seja, falar que vai se mudar para Natal com o objetivo de pressionar as autoridades ou algum empresário local para investir no clube. É blefe ou realidade?

ELEIÇÕES 2020, NADA DE PUNIÇÃO

Na coluna postada no dia 16 de janeiro, agora em 2021, em falei dos prazos e das punições para aquele eleitor que não votou nas eleições de 2020, apague tudo no tocante a punições. Em relação as datas, tudo certo, 14 de janeiro, para os ausentes no primeiro turno e 28 do mesmo mês para quem não votou no segundo turno. Segue a exceção de Macapá(AP), com prazos que vão até 5 e 19 de fevereiro (primeiro e segundo turno). Isso por conta do apagão ocorrido no estado no começo de novembro.

No texto, baseado na lei, eu disse que, se não justificar terá que pagar uma multa e, se permanecer em débito com a Justiça Eleitoral, não poderá tirar ou renovar passaporte, receber salários ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.  Esqueça tudo isso, o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu suspender todas as punições. A decisão tomou como base as dificuldades geradas pela pandemia da Covid-19. O eleitor faltoso, que não votou em 2020 e não justificou, já pode ser chamado de “Alice no País das Maravilhas”.

ANO LETIVO, E A HISTÓRIA SE REPETE

Por quanto, infelizmente, a situação vivida no ano que passou vai se repetindo agora em 2021 em relação ao ano letivo. Datas são definidas para a retomada das aulas em uma semana e, na semana seguinte, nova decisão é tomada. Em Mossoró-RN chegaram a bater o martelo para o dia 8 de fevereiro, porém a data agora para o início das aulas é de 1º de março, mais um mês de espera.

As pessoas que discutem o calendário letivo na prefeitura de Mossoró correm contra o tempo na esperança de um controle da pandemia da Covid-19, por isso tantas alterações. Com a chegada da vacina, nova aposta é feita e a esperança se “renova no sentido de que esse prazo esticado para março possa finalmente ser o último e, de forma presencial ou híbrida, aulas sejam retomadas.

O “HIGHLANDER” DA POLÍTICA DO RN

Quem gosta de filmes e séries certamente já ouviu falar, ou assistiu, ao “Highlander, o Guerreiro Imortal”, levava uma pisa boa, saraivadas de bala de grosso calibre, caia ao chão e, logo em seguida levantava e partia para nova batalha. Pois é, na política do Rio Grande do Norte tem gente se achando um verdadeiro “guerreiro imortal”. O nosso “Hignlander” seria o ex-senador José Agripino (DEM) que, falam a boca pequena, pretende tentar um mandato de deputado estadual nas eleições do próximo ano.

E mais, o foco seria também a presidência da Assembleia Legislativa. Esse é insistente mesmo. Já foi rejeitado nas urnas pelo povo, enfrenta a justiça que anda mexendo em suas ações na vida pública e, mesmo assim, parece querer uma boa imunidade como parlamentar. Bom, foi o que andei lendo nos espaços dos especialistas da cena política dos comedores de camarão.

MENSAGEM

“Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo”.

Mahatma Gandhi

FALTA APOIO AO ESPORTE AMADOR

Falar da falta de apoio ao esporte amador no Rio Grande do Norte, é repetir notícia de décadas passadas que, infelizmente, persistem em 2021. Vendo a campanha do atleta de jiu-jitsu, Pedro Lucas, para conseguir levantar recursos e disputar um campeonato no Rio Grande do Sul, lembro do professor Maurício que praticava como atleta e dava aulas de Kung-Fu. Classificado para um Campeonato Mundial no Peru, perdeu a vaga pois não conseguiu apoio financeiro para viajar.

Decepcionado, Maurício acabou abandonando, na época, as artes marciais que tanto amava. É torcer que Pedro Lucas tenha mais sorte e consiga sensibilizar as autoridades constituídas como também a classe empresarial. Talvez, não levando fé nessa possibilidade, partiu para as redes sociais. Quem quiser ajudar o rapaz chegar no sul do país pode participar através da: https://www.vakinha.com.br/vakinha/ajude-um-atleta-a-realizar-se-sonho-pedro-lucas-fernandes-barroso; pela chave pix 131.076.034-90, ou entrar em contato pelo instagram @p3dro_fer. Aqui no portal tem matéria detalhada sobre o tema.

REAJUSTE NA CONTA DE ÁGUA NO RN

Fevereiro chegou trazendo mais um acréscimo nas despesas para o consumidor do Rio Grande do Norte. Desta vez o aumento será na conta da água que teve um reajuste de 6,7% autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado (Arsep) atendendo uma solicitação feita pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). Isso posto, cuidado na hora de usar a mangueira, evite o desperdício.

Lembrando que, apesar do aumento, não se tem notícia sobre investimentos para melhorar a qualidade do serviço prestado. Em algumas cidades a água só chega aos reservatórios residenciais com o auxílio da bomba, o que representa acréscimo no uso de energia elétrica. Sem falar em cidades que ficaram longo período sem água, cito o exemplo de Tibau, e agora terá que pagar mais caro pelo chamado precioso líquido.

BENEFICIAMENTO DE CASTANHA DE CAJÚ

O assunto já foi bastante comentado pelos demais coleguinhas da mídia, porém a boa notícia não pode ser perecível. Falo aqui sobre a reabertura da antiga Aficel, agora com o nome de Best Nuts em Mossoró, para beneficiamento de castanha de caju. Hoje a cidade já conta com a Usibras que trabalha no mesmo seguimento gerando centenas de empregos. Diretos e indiretos.

Nessa linha, de geração de emprego, a Best Nuts chega com a garantia inicial de 400 vagas com a promessa de dobrar esse número já nos próximos meses. Várias mãos se uniram para viabilizar essa abertura, cito a presença do governo do estado como também de parlamentares estaduais. Faço o registro com a mesma tranquilidade que promovo as cobranças, quando necessárias. Que novas empresas possam ser atraídas para o RN.

LEI

Na nota sobre a suspensão das punições para o eleitor que não compareceu as urnas nas eleições de 2020 e não justificou, decisão essa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eu citei que, a nota anterior que falava em punições era baseada na lei. Aproveito esse tópico, no qual sempre apontamos algo do nosso ordenamento, para trazer a previsão legal. Estamos falando do artigo 7º do Código Eleitoral Brasileiro.

O caput do artigo diz o seguinte: O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral até 30 (trinta) dias após a realização da eleição, incorrerá na multa de 3 (três) a 10 (dez) por cento sobre o salário-mínimo da região, imposta pelo juiz eleitoral e cobrada na forma prevista no art. 367. (Redação dada pela Lei nº 4.961, de 1966). O artigo traz ainda quatro parágrafos e sete incisos falando das punições. Lembrando, todas suspensas por Resolução do TSE alegando a questão da pandemia da Covid-19.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...