Justiça

Mais de 5 milhões têm título de eleitor cancelado; veja como regularizar

O motivo foi a ausência dos eleitores em três eleições consecutivas obrigatórias sem justificativa ou pagamento das multas previstas em lei.

A Justiça Eleitoral cancelou mais de 5 milhões de títulos de eleitor em todo o país, segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última segunda-feira (19). O motivo foi a ausência dos eleitores em três eleições consecutivas obrigatórias sem justificativa ou pagamento das multas previstas em lei. Apesar disso, ainda é possível regularizar a situação.

Além de não poder participar do pleito, seja votando ou sendo votado, o cidadão com título cancelado fica sujeito a uma série de impedimentos, não podendo tomar posse em concursos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino pública ou tirar passaporte.

Para resolver a pendência, o eleitor deve verificar a situação do título eleitoral, o que pode ser feito presencialmente no cartório eleitoral de seu domicílio ou por meio do autoatendimento online no site da Justiça Eleitoral. Se o título estiver cancelado, é possível protocolar um requerimento fora do prazo legal, justificando a ausência — de preferência com documentos comprobatórios — ou quitando as multas devidas.

O procedimento deve ser finalizado com o preenchimento de um requerimento específico, que pode ser feito no cartório ou na plataforma online, acessando a opção “Título Eleitoral” e, em seguida, a opção 6.

A verificação e o cancelamento de títulos ocorrem em anos não eleitorais, como parte da atualização do cadastro nacional de eleitores, em conformidade com a legislação.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support