Apoio

Lula autoriza ajuda humanitária de R$ 13,5 milhões para Chile e Turquia

A operação em campo deve se estender por duas semanas

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou a ajuda humanitária do Brasil aos governos do Chile e da Turquia. O apoio deve alcançar os R$ 13,5 milhões e a operação em campo deve se estender por duas semanas.

Ao Chile, será enviada uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada para combater os incêndios florestais, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais. O reforço será dado por 60 brigadistas disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), além de outros seis especialistas em Comando e Controle e em comportamento do fogo.

Já para a Turquia, atingida por terremotos, a equipe de busca e resgate será composta por até 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o suporte de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A equipe seguirá para Ancara, capital turca, a bordo de uma aeronave cargueira KC-390, também da FAB.

O Chile enfrenta quase 300 incêndios florestais na zona centro-sul, resultando em 26 mortes, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas. Já na Turquia, o terremoto de magnitude 7,8 já é considerado um dos mais devastadores dos últimos 20 anos no mundo.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support