Lula e Trump conversam por videoconferência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por videoconferência nesta segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
De acordo com informações do G1, a reunião virtual começou por volta das 10h30 e teve duração aproximada de meia hora. Lula participou da conversa a partir do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, do assessor especial Celso Amorim e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social).
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula convidou Trump para participar da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). O presidente brasileiro também pediu a revogação do “tarifaço”, medida que impôs sobretaxa de 50% a produtos brasileiros.
A possibilidade de uma conversa havia sido levantada no mês passado, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, quando os dois presidentes se cumprimentaram rapidamente após seus discursos. Na ocasião, Trump afirmou ter sentido uma boa “química” com Lula.
