Bloqueio total

Lockdown em Caraúbas: veja o que está proibido e o que está permitido

Decreto entrou em vigor nesta quarta-feira, 10/6 e vigora até o dia 16 próximo

Já está vigorando desde as primeiras horas de hoje, na cidade de Caraúbas, o decreto que estabeleceu o lockdown (bloqueio total) na cidade. As novas medidas vigorarão até o próximo dia 16/6, quando será avaliada a necessidade de prorrogação. O objetivo é combater a proliferação da Covid-19. O município tem 81 casos confirmados, além de 70 pessoas com suspeita de contaminação.

Pelo decreto, as pessoas que estiverem na rua promovendo aglomerações e/ou que não estejam desenvolvendo atividades essenciais permitidas poderão ser multadas. A multa varia de R$ 200,00 a 1.000,00.

De acordo com a administração municipal, foram montadas equipes de fiscalização que transitarão nas zonas urbana e rural, com o suporte das Polícias Militar e Civil. Além disso, qualquer pessoa pode ligar para o 190 e denunciar quem estiver descumprindo o decreto.

As atividades liberadas para funcionar devem respeitar normas de prevenção, como obrigatoriedade do uso de máscaras, manutenção de distância mínima entre as pessoas e disponibilidade de álcool em gel. Quem descumprir as normas pode ser multado e até ter o estabelecimento fechado.

Esportes coletivos ou individuais ao ar livre estão proibidos e as academias devem permanecer fechadas. Templos e casas de oração também devem ser fechadas, sendo permitida a realização de missas e cultos com número reduzido de pessoas para transmissão pela internet

Também estão proibidas viagens, principalmente porque as entradas da cidade estão fechadas e as estradas sob rigoroso monitoramento. Quem trabalha fora da cidade ter a saída e entrada liberadas, desde que o transporte não seja em táxi ou transporte coletivo.

Podem funcionar:

Bancos, casas lotéricas e correspondentes bancários;

Supermercados;

Padarias e panificadoras

Farmácias, drogarias e similares;

Mercearias e outros locais que comercializam gêneros alimentícios;

Pet shops;

Comércio de insumos para agricultura e pecuária;

Açougue público municipal;

Consultórios e clínicas;

Clínicas veterinárias;

Postos de combustível;

Pontos de revenda de gás GLP (gás de cozinha);

Serviços de manutenção de internet, TV e refrigeração;

Hotéis e pousadas;

Serviços de delivery para atividades essenciais;

Serviços de velórios com restrições.

Além de Caraúbas, decretaram lockdown, no Rio Grande do Norte, as cidades de Macau, Pendências, Guamaré e Itaú.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...