asiático 

Lixo internacional é encontrado em praias do Rio Grande do Norte

Fato ocorre pelo menos desde 2018, segundo presidente da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque.

O lixo asiático presente na Praia do Segredo, na Via Costeira, em Natal, também foi encontrado nos últimos meses em praias de pelo menos outras três cidades do litoral do Rio Grande do Norte.

As praias são Muriú (em Ceará-Mirim), Cabo de São Roque (Maxaranguape) e Búzios (Nísia Floresta).

“Se eu for hoje, agora, em uma dessas praias, eu encontro esse lixo internacional”, disse o biólogo Lucas Veríssimo, presidente da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque, em entrevista ao g1 nesta segunda-feira (10).

A associação faz mutirões de limpeza a cada 15 dias em praias dos três municípios e também em Parnamirim.

Segundo a associação, o problema não é novo. O biólogo Lucas Veríssimo contou que pelo menos desde 2018 materiais internacionais são encontrados nas praias.

Em 2021, relatou, a associação publicou uma pesquisa na qual registrou lixos encontrados de pelo menos 23 países apenas na Praia de São Roque, em Maxaranguape.

“Na praia de Búzios a gente também encontrou bastante, até mais que essa quantidade de países”, disse o biológo, em referência à elaboração de um novo relatório.

A associação funciona desde 2016, mas desde 2018 iniciou com um projeto para limpeza dos espaços próximos aos ninhos das tartarugas.

“Na gravimetria, que é onde a gente consegue fazer a separação do resíduo, a gente começou a perceber [os lixos estrangeiros] e se perguntar: ‘de onde é isso?'”, contou.

Os produtos encontrados tinham rótulos em mandarim, segundo o biólogo, e alguns em francês, italiano e inglês, por exemplo.

g1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support