Natal

Lei que institui política de fomento à economia popular é promulgada

Foi promulgada a Lei Nº 802/2024, que institui a Política Municipal de Fomento à Economia Popular e Solidária em Natal. A medida visa promover o desenvolvimento de empreendimentos autogestionários, cooperativas, associações e outros grupos ligados à economia solidária. As informações foram publicadas por meio do Diário de Natal.

A nova política será organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). O planejamento será feito de forma participativa e orientado pelo Plano Municipal de Economia Popular e Solidária, revisado a cada quatro anos.

A SEMTAS terá competência para formular, gerir, executar e avaliar as ações previstas na lei. O trabalho será articulado com outras secretarias municipais, como Turismo (SETUR), Planejamento (SEMPLA) e Tributação (SEMUT).

Entre os objetivos da política estão a geração de trabalho e renda, a inclusão produtiva de grupos vulneráveis e o fortalecimento de empreendimentos solidários. A lei também prevê apoio técnico, financeiro e jurídico para a organização e formalização desses empreendimentos.

A Lei Nº 802/2024 institui, ainda, o Selo de Economia Popular e Solidária. O selo identificará empreendimentos que respeitem princípios como gestão democrática, sustentabilidade, equidade de gênero e ausência de discriminação.A regulamentação da lei será feita pelo Poder Executivo. O texto já está em vigor desde a data de sua publicação.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support