TRF-4

Juíza nega liberar Lula para debates na TV e atos de campanha

A juíza decidiu rejeitar o pedido por razões processuais e entendeu que o partido não tem legitimidade para fazer o pedido em nome do ex-presidente.

A juíza do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) Bianca Arenhart negou nesta segunda-feira (6/8), pedido do PT para autorizar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate eleitoral que acontece nesta quinta-feira (9/8) na TV Band. O programa reunirá candidatos à Presidência da República.

A magistrada está substituindo o juiz João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato na Corte, que está afastado por motivos de saúde. O partido sugere que a participação fosse por videoconferência ou por vídeos gravados previamente.

Para o PT, como pré-candidato, Lula tem direito de participar do debate. A juíza decidiu rejeitar o pedido por razões processuais e entendeu que o partido não tem legitimidade para fazer o pedido em nome do ex-presidente.

“De fato, nos termos da Lei de Execução Penal, cabe ao próprio executado, por meio de sua defesa constituída ou, na sua falta, à Defensoria Pública da União, pleitear benefícios ao preso”, decidiu a magistrada.

Lula está preso desde 7 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O PT confirmou seu nome como o candidato da sigla ao Planalto no último sábado (4/8).

Agência Brasil

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support