Natal

Instituições pedem desbloqueio de leitos de UTI no Hospital Infantil

A Defensoria Pública, o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) solicitaram à Justiça o desbloqueio, em até 48 horas, dos leitos interditados no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, em Natal. O pedido é direcionado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), responsável pela unidade.

As entidades também cobraram o fornecimento integral de insumos e a disponibilização de profissionais para o funcionamento contínuo dos 20 leitos de UTI do hospital, referência estadual em alta complexidade pediátrica e neonatal.

Na semana passada, a UTI Neonatal precisou fechar alguns leitos por falta de medicamentos e materiais básicos. Uma vistoria técnica do Cremern apontou a chegada parcial de insumos, ainda insuficiente para a reabertura completa da unidade.

O secretário de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que há uma “crise de abastecimento de insumos” e que a Sesap está buscando soluções junto às empresas fornecedoras para garantir a reabertura plena dos leitos.

Segundo as entidades, o bloqueio de sete leitos — cinco de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica — vem comprometendo o atendimento de recém-nascidos, crianças e adolescentes em estado grave. Dados do sistema Regula Leitos apontaram que, na segunda-feira (11), 12 pacientes aguardavam vaga em terapia intensiva, alguns com prioridade clínica máxima.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support