Infraero assume a administração do Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), em Mossoró, a assinatura de transferência de outorga do Aeroporto Dix-sept Rosado para a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O momento marca uma mudança na gestão e operação desse importante ativo de infraestrutura aeroportuária. Essa transição de responsabilidade e controle envolve uma série de considerações, desde a gestão administrativa e operacional até o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento.
A companhia assumirá a responsabilidade pelas atividades de fiscalização operacional, vistorias e inspeções, segurança aeroportuária, meio ambiente, comercialização de áreas externas, manutenções preventivas, apoio de TI, entre outras. Isso incluirá também a modernização das instalações e a melhoria das operações de voo, além da busca de investimentos necessários para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
“Sob orientação do presidente Lula, nós fizemos questão de poder vir a Mossoró, vir ao Rio Grande do Norte, anunciar a outorga que estamos viabilizando do aeroporto local, para que possamos, a partir de hoje, fazer com que a Infraero assuma esse equipamento. Além disso, já estamos anunciando investimentos da ordem de quase R$ 20 milhões”, enfatizou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A Infraero tem desempenhado um papel importante na administração e modernização de aeroportos em todo o Brasil ao longo de sua história. Com isso, gera uma expectativa e otimismo por parte do município, no sentido de desenvolvimento e de fomento ao turismo local.
“Com a Infraero tomando conta da administração, eu acredito que aquele nível de qualidade que vemos nos demais aeroportos pelo Brasil, aos quais a Infraero já administra, eu espero também que a gente possa ver aqui. É um acerto a Infraero passar a administrar, espero que possam conseguir atrair novos voos para a cidade e resolver questões técnicas relacionadas ao aeroporto. Estamos bastante confiante nesse trabalho e no novo ministro que acaba de assumir e já está aqui na cidade de Mossoró em busca de trazer benefícios”, disse o prefeito Allyson Bezerra.
Esse momento pode representar a oportunidade de atrair mais investimentos e desenvolver a capacidade do aeroporto, o que deve beneficiar tanto a economia local, o turismo, quanto a experiência dos passageiros. Com uma vasta bagagem, a companhia tem a capacidade de buscar parceiros importantes e recursos que podem impulsionar o crescimento do aeroporto, visando melhorar a conectividade e a mobilidade em nossa região.
“A partir do momento que a outorga do aeroporto passa para a Infraero, haverá possibilidade de fazermos investimentos com recursos tanto federais quanto da própria Infraero. Essa é a nossa ideia, que, a partir de novembro, já comecemos os processos licitatórios. Esse mês de outubro ainda é o mês de transição, de preparação da equipe, para que o ano que vem tenhamos nosso aeroporto preparado para voos a jato, esse é o nosso objetivo maior”, disse o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay.