OPINIÃO

Índice glicêmico x carga glicêmica

Aposto que alguma vez você já ouviu a frase: “Prefira alimentos com baixo índice glicêmico!”; “Tal alimento não engorda porque tem baixo índice glicêmico”.

Quando olhamos para o assunto, veremos que existem alguns conceitos importantes veiculados a essas questões. Você já ouviu falar sobre o índice glicêmico? Existe fundamento para que se recomende o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico?

De uma certa forma existe, dependendo do objetivo que se pretende alcançar. No entanto, o que observamos é muita confusão na sua interpretação e uma utilização errada destes conceitos. Para esclarecer de vez, vamos entender alguns conceitos importantes: o índice glicêmico e a carga glicêmica dos alimentos.

O índice glicêmico (IG) é calculado a partir da quantidade de glicose encontrada no sangue (glicemia) em até duas horas após a ingestão de uma quantidade fixa de carboidratos disponíveis de um determinado alimento. Ou seja, se relaciona com a velocidade que o carboidrato presente no alimento é absorvido pelo organismo e se transforma em glicose no sangue. Essa velocidade é influenciada pela quantidade de fibras, gorduras, proteínas (ou seja, pela composição do alimento), bem como tempo de cocção e formas de preparo.

A Carga Glicêmica (CG), por sua vez, está relacionada com a quantidade de carboidratos disponíveis presentes nas porções que são consumidas de um determinado alimento e a qualidade dos mesmos. Ela também irá influenciar no aumento da glicemia e na produção de insulina.

Espero ter esclarecido os conceitos e deixado claro para vocês como lidar com esses conceitos na hora de mesclar os alimentos.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support